Visitar o Cairo – o que fazer, onde comer e dormir

O Cairo é a capital oficial do Egito e é a cidade mais populosa do país, com o seu número de habitantes a ultrapassar os 20 milhões. As buzinadelas e o trânsito caótico são uma constante, a par do comércio e da movimentação exagerada de pessoas – é uma megacidade de contrastes. Mas é também o berço da civilização egípcia e, por entre o caos de uma cidade maior do que si mesma, emerge a História da Humanidade, com o seu apogeu na única Maravilha do Mundo Antigo ainda existente – as Pirâmides de Gizé. Neste artigo vou dar-te todas as dicas que precisas de saber numa visita ao Cairo – desde quanto tempo ficar, que atrações visitar, qual o melhor bairro para pernoitar e quais os melhores restaurantes da cidade.

Como chegar ao Cairo?

Como-chegar-às-pirâmides-do-Egito
As principais atrações para visitar no Cairo, Egito

O Cairo é a porta de entrada do turismo no Egito e, por isso, a forma mais comum de entrar na cidade, é de avião. Desde o Aeroporto Internacional do Cairo, a melhor forma para chegar ao centro da cidade é de transfer privado ou de uber/ táxi, uma vez que a ligação por metro ainda não está disponível.

Uma viagem de uber/ táxi deve rondar os 100 EGP e um transfer privado pode chegar aos 300 EGP. Porém, se começares a tua viagem por outro aeroporto internacional, podes chegar até à cidade do Cairo por comboio caso venhas de Alexandria, de autocarro caso venhas de Sharm El Sheik, ou ainda de comboio, via Luxor, caso venhas de Hurghada.

Quanto tempo ficar no Cairo?

museu-egipcio-cairo-egito-atrações
mercado khan el kalili cairo egito o que visitar atrações

Pelo menos três dias são necessários para visitar as principais atrações do Cairo. Porém, esta cidade é enorme e facilmente se encontra o que fazer, se tivermos mais dias disponíveis.

Qual a melhor zona para pernoitar no Cairo?

As melhores zonas para pernoitar numa visita ao Cairo são os bairros de Zamalek e Dowtown (baixa da cidade). O primeiro, Zamalek, é mais chique e sofisticado, normalmente procurado por quem pretende fugir ao caos da cidade. Já o bairro de Downtown, fica no coração da cidade, junto à praça Tahir e ao Museu do Cairo, bem como à linha de metro. Esta é a zona mais central e também a mais procurada por parte dos turistas.

Qual a melhor forma para te moveres no Cairo?

Pirâmides-do-Egito-Gize-Cairo-História-
Como-chegar-às-pirâmides

A melhor forma para te locomoveres no Cairo é de metro ou de táxi/uber.

A rede de metro é bastante abrangente e cobre as principais áreas da cidade. O bilhete é barato (5 EGP) e o sistema funciona muito bem. Existem carruagens específicas apenas para mulheres.

O uber também funciona muito bem e é a maneira mais prática para te deslocares no Egito. Pelo menos não tens de te preocupar em negociar o preço. Outra aplicação similar ao uber muito utilizada no Egito é a Careem.

Onde comer numa visita ao Cairo?

Onde comer no cairo egito kushari
Onde comer no cairo egito kushari

Kushari Abu Tarek é um dos restaurantes que não podes perder no Cairo. É conhecido por ser o melhor restaurante da cidade para provar o famoso kushari. O restaurante é bastante simples e local, não esperes grandes comodidades. O preço para um kushari é de 30 EGP.

Se pretendes um restaurante mais sofisticado, podes optar pelo Café Riche. Também fica localizado na Downtown e tem um ótimo menu. Os preços são, como é evidente, mais caros. Outra opção é o restaurante Felfela, muito próximo do Café Riche.

Se preferires uma comida rápida, em modo take-away, opta pelo restaurante Kazak. Os preços são muito acessíveis e tem uma panóplia de opções práticas, desde sandes de falafel a menus mais elaborados, tudo para levar.

O que visitar no Cairo?

museu-egipcio-cairo-egito-atrações
Piramides-de-Gize-Egito-Cairo-dicas

A principal atração do Egito são, sem dúvida, as grandes Pirâmides de Gizé. São a única Maravilha do Mundo Antigo que ainda existe e são, realmente, um ex libris da cidade. São 5 000 anos de história e centenas de teorias que tentam explicar a origem desta obra de arte.

Para visitar as Pirâmides do Egito, lê este artigo completo com todas as dicas e informações que precisas para lá chegar.

Mas as Pirâmides do Egito não são a única atração da cidade. Deixo-te aqui uma lista sobre outras atrações que podes incluir no teu roteiro. Se quiseres mais informação sobre cada uma delas, lê este artigo completo sobre As principais atrações para visitar no Cairo.

  • Pirâmides de Gizé
  • Praça Tahir
  • Museu Egípcio
  • Mercado Khan El Khalili
  • Bairro Islâmico (Mesquita Muhammad Ali, Mesquita de Al Rifa’i, Mesquita de Sultan Hassan)
  • Bairro Copta
  • Torre do Cairo

Para quem tem mais tempo na cidade, sugiro também uma visita à pirâmide de Saqqara, à Cidade dos Mortos e à Cidade do Lixo.

Estás a planear uma viagem ao Egito?

Este Guia de Viagem, no formato de e-book, inclui toda a informação necessária para organizares uma viagem ao Egito de forma independente. Aqui vais poder encontrar a informação necessária para planeares a tua viagem (qual a melhor forma de chegar ao país, que meios de transporte utilizar, em que tipos de alojamento ficar).

Inclui ainda roteiros específicos para visitares os melhores destinos do Egito (Cairo, Luxor, Aswan, Hurghada, Deserto Branco, Alexandria Monte Sinai) e três sugestões de itinerário para vários dias (10, 14 e 21 dias).

Além disso, está adaptado para viajar durante a pandemia. Inclui recomendações práticas e sugestões de laboratórios certificados onde podes fazer o teste à COVID-19.

Outros artigos que te possam interessar sobre o Egito:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top