O Peru é um dos países mais visitados do mundo e faz parte da bucket list de muitos viajantes. E é fácil perceber o porquê – o Peru é um país repleto de beleza natural, com uma cultura riquíssima e uma história fascinante. Além disso, viajar no Peru é bastante fácil e barato, o que tem atraído cada vez mais turistas. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o Peru recebeu cerca de 4,4 milhões de turistas em 2019. Após a pandemia, espera-se que este número aumente significativamente.
A principal atração do Peru está nas ruínas de Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Mas desengane-se quem pensa que a Antiga Cidade Inca é o único ponto de interesse no país. A cidade de Cusco, antiga capital do Império Inca, é um autêntico centro cultural, ao passo que Arequipa é uma cidade cosmopolita com uma fascinante mistura de arquitetura colonial e moderna. O Lago Titicaca, as linhas de Nazca, e as montanhas andinas são outras das principais atrações do país.
A mim, o que mais me surpreendeu no país foram definitivamente as paisagens naturais e os trilhos e caminhadas que fizemos pelos Andes. Estas montanhas são de uma beleza indescritível. Como podes ver, há muito para conhecer e explorar no país, o que tornam o Peru numa excelente escolha para um próximo destino. E é a pensar nisso que escrevi este artigo, onde poderás encontrar um conjunto de informações práticas para quem está a pensar viajar no Peru.
Vamos lá?
🇵🇪 Informação prática para viajar no Peru:
- Nome oficial – República do Peru
- Língua oficial – Espanhol (Castelhano), Quechua, Aimara e outras línguas indígenas
- Religião oficial – Católica
- Moeda – Novo Sol Peruano (PEN)
- Fuso horário – Inverno UTC-5 | Verão UTC-6
- População – 31,5 milhões de habitantes
- Área – 1 285 220 km² (19º)
- Fronteiras terrestres – Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador
- Fronteiras marítimas – Oceano Pacífico
👉 Curiosidade – Sabias que o Peru possui 12 Patrimónios Mundiais reconhecidos pela UNESCO?
🛂 É preciso visto para viajar no Peru?
Cidadãos portugueses não precisam de visto para viajar no Peru. É necessário, apenas, apresentar um passaporte com uma validade mínima de 6 meses. Podes consultar os requisitos de entrada no Portal Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Até outubro de 2022 era necessário preencher uma Declaração Jurada de Saúde devido à COVID-19. Se encontrares alguma informação neste âmbito, tem em conta que este formulário já não é necessário para entrar no país.
Deste modo, os documentos que devem levar para viajar no Peru são
- Passaporte com validade mínima de 6 meses;
- Certificado de vacinação.
🌤️ Clima – qual a melhor altura para viajar no Peru?
Não te esqueças que o Peru fica no Hemisfério Sul pelo que, quando é Verão em Portugal, é Inverno no Peru, e vice-versa.
De uma forma geral, o país tem duas estações principais – o Verão, ou época das chuvas, que vai de Novembro a Abril; e o Inverno, ou época seca, que vai de Maio a Outubro. O clima no Peru varia consoante as regiões, entre a costa, serra e selva. O potencial turístico do país está mais presente na serra andina e na selva amazónica.
Deste modo, a melhor altura para viajar no Peru é durante a época seca, com os meses de Maio e Junho a serem considerados os meses de eleição para visitar as terras altas dos Andes.
Atenção que nesta região faz muito frio, pelo que é essencial levar roupa quente e um bom casaco de Inverno.
💸 Dinheiro – como funciona o dinheiro no Peru?
A moeda oficial do Peru é o Novo Sol Peruano (PEN), cujo símbolo é o S./
Existem notas de 10, 20, 50, 100 e 200 novos soles. Quanto às moedas, podes contar com moedas de 1, 2 e 5 novos soles, bem como de 1, 5, 10, 20 e 50 centavos.
A taxa de câmbio entre o EURO e a SOL situava-se à volta de 4 em junho de 2022. Tal significa que, com 1 EURO podes comprar 4 SOLES. Porém, as taxas de câmbio são variáveis e convém consultar a taxa atual no momento da viagem. Podes ver aqui.
Os cartões bancários são aceites em praticamente todo o país, com exceção de minimercados locais e restaurantes mais pequenos. Em alguns locais, podem acrescentar uma taxa de utilização do TPA, pelo que nem sempre compensa pagar com cartão bancário.
Em relação a levantamentos, tenta levantar sempre no Banco Central do Peru (BCP), uma vez que este não cobra taxas para cartões estrangeiros. Nas outras ATMs cobram taxas que podem ascender até aos 7%.
👉 Dica: A app Xe, disponível para android e iOs, permite-te saber as taxas de câmbio em tempo real. É uma app indispensável para a maioria dos viajantes.
👮♀️ Segurança – é seguro viajar no Peru?
No final de 2022, o Peru sofreu uma enorme onda de protestos que levou ao encerramento de alguns aeroportos e à retenção de centenas de turistas no país. Nas semanas que se seguiram, o país viveu uma fase de grande instabilidade política e social, em que as viagens ao Peru foram desaconselhadas. Nos últimos tempos esta situação tem vindo a melhorar e o turismo está a regressar à normalidade.
Contudo, e tirando situações excecionais como esta, o Peru é um país relativamente seguro para viajar. O policiamento nas ruas aumentou bastante nos últimos anos, em especial nos centros históricos de cidades como Lima e Arequipa. Porém, e sendo um país da América do Sul, a taxa de criminalidade é mais elevada do que aquilo a que estamos habituados na Europa. E, por isso, convêm ter alguns cuidados:
- A taxa de roubos de telemóveis em Lima é altíssima. Evita estar com o telemóvel junto às bermas, em especial se estiveres à espera de um uber ou táxi;
- Sê discreto e evita ostentar coisas de valor, como relógios, colares, máquinas fotográficas ou telemóveis, em especial durante a noite ou fora dos centros turísticos;
- Sempre que possível utiliza uber em vez do táxi. Há muitos táxis não oficiais;
- Evita chegar a uma nova cidade a meio da noite. Caso não tenhas outra opção, pede um transfer ao teu hotel;
- Nunca deixes os teus pertences sem supervisão, seja em restaurantes, comboios ou estações de autocarros;
- Evita passear fora dos centros históricos e das zonas mais turísticas, em especial à noite;
- Em bares e discotecas, não aceites comidas ou bebidas oferecidos por desconhecidas;
🩺 Saúde – cuidados a ter numa viagem ao Peru
O Peru conta com uma situação privilegiada, que te vai obrigar a ter alguns cuidados de saúde. Grande parte do seu território, inclusive aquele mais procurado pelos turistas, está a uma altitude bastante elevada. Cidades como Arequipa ou Cusco situam-se acima dos 2 400 metros de altitude, o que pode provocar aquilo que é conhecido como Mal de Altitude, ou soroche, em espanhol. Trata-se de um conjunto de efeitos secundários, por entre os quais dor de cabeça, náuseas, vómitos, visão turva, perda de apetite e cansaço, que podem limitar a tua viagem.
Por este motivo, e não só, é imprescindível fazer a Consulta do Viajante antes de viajar no Peru. O médico especialista vai explicar-te quais os sintomas a que deves estar atento e que cuidados de saúde deves ter, não só em relação ao mal de altitude, mas também no que diz respeito a outras doenças existentes no país. Além disso, poderás ter de fazer algumas vacinas, como a da febre amarela.
Deixo-te aqui um artigo com informação detalhada sobre a Consulta do Viajante – o que é e para que serve.
🌐 Comunicações – como ter internet no Peru
As principais empresas de telecomunicações no país são a Claro e a Movistar.
A Claro é, de longe, a melhor opção, uma vez que apresenta uma cobertura superior. Podes comprar um cartão SIM em qualquer loja da Claro, que estão espalhadas por todo o país. Este cartão não deve custar-te mais de 10 S./ (atenção que no aeroporto é mais caro).
Para carregar o telemóvel com internet, tens primeiro de descarregar a app da Claro e consultar os tarifários disponíveis e os respetivos preços. Depois, basta deslocares-te a uma loja, supermercado ou farmácia e pedir para carregar o telemóvel com Claro. Sei que parece estranho, mas é mesmo assim que funciona. O saldo fica imediatamente disponível na aplicação. Por fim, basta entrar na app e comprar o pacote que melhor se adequa às tuas necessidades.
No meu caso, comprei um pacote de 4,5 GB por 10 S./ e foi mais do que suficiente para as duas semanas que estive a viajar no Peru.
👉 Nota: Alguns telemóveis não permitem fazer o download da app da Claro. Certifica-te que retiras algumas das permissões para a conseguires instalar.
⚡ Eletricidade – como funcionam as tomadas no Peru
No Peru as tomadas elétricas são do tipo A e tem uma voltagem de 220 volts. Vais precisar de um adaptador para a tomada. Leva também uma tripla ou extensão elétrica, para carregar vários dispositivos ao mesmo tempo.
☎️ Contactos importantes no Peru
Embaixada de Portugal em Lima:
- Morada: Avenida Pardo y Aliaga 640, piso 16, San Isidro, Lima, Peru
- Telefone: 0051 1 6287164 | 0051 1 6287165 | 0051 1 6287166
- Fax: 0051 1 4429655
- E-mail – [email protected]
SAMU (ambulância) – 106
Bombeiros – 116
Cruz Vermelha – 115
Polícia nacional – 105
👉 Nota: (+51) é o prefixo telefónico do Peru
❤️ Se gostas do meu conteúdo, apoia este projeto:
O trabalho que desenvolvo aqui requer muita dedicação e empenho da minha parte. O teu apoio é essencial para conseguir tornar este blog rentável e produzir conteúdo de qualidade, sem ter de recorrer a anúncios de publicidade.
Se gostas do meu conteúdo, apoia este projeto. Podes fazê-lo de diferentes formas:
- Vê a minha loja e inspira-te com um dos meus livros de viagem 📕
- Explora os meus Guias de Viagem e planeia a tua próxima aventura 🗺️
- Utiliza um dos meus links de afiliados nas tuas próximas viagens. Sempre que usares estes links, eu recebo uma pequena comissão e é uma boa forma para me apoiar 😊
- Usa este link da IATI para fazer o teu próximo seguro de viagem com direito a 5% de desconto;
- Reserva os teus alojamentos através deste link da Booking;
- Marca as tuas próximas experiências com este link da Get Your Guide;
- Se nada disto te interessar, e que tal ofereceres-me um café ☕?