Trilho do Monte Sinai no Egito – tudo o que precisas de saber

Trilho do Monte Sinai, Egito
Trilho do Monte Sinai, Egito

O Sinai é uma península montanhosa e deserta, situada entre o Golfo de Suez e o Golfo de Ácaba. A maior parte da península está desabitada, com exceção de Sharm El Sheik, uma cidade localizada no sul, pejada de hotéis e resorts, e a pequena vila de Dahab. A principal atração do Sinai está no Trilho do Monte Sinai, um local sagrado para as três religiões monoteístas – cristianismo, judaísmo e islamismo. Segundo a Bíblia, foi aqui que Moisés recebeu as tão famosas tábuas da Lei com os 10 Mandamentos.

Religião à parte, o Trilho do Monte Sinai foi uma das melhores experiências que tive durante a minha viagem ao Egito. Assistir ao nascer do sol no cimo do monte e vislumbrar a beleza do deserto à nossa volta foi um momento mágico. Por isso, neste artigo, mostro-te como podes fazer o Trilho do Monte Sinai, com todas as dicas e informações práticas do costume. Vamos lá? 🙂

🇪🇬 A condição especial da Península do Sinai

Península do Sinai no Egito
Península do Sinai
Península do Sinai
Península do Sinai

A Península do Sinai é considerada uma zona especial do Egito. Esta península foi palco de vários tumultos, devido à sua proximidade com Israel, a Faixa de Gaza e a Jordânia. Apesar de, atualmente, a Península do Sinai estar sob o controle do Egito, é considerada uma zona especial, um pouco à parte do resto do país.

Para teres uma ideia, o consumo de drogas é expressamente proibido no Egito e pode levar à pena de morte. Porém, a marijuana é amplamente consumida por viajantes e locais na vila de Dahab e ninguém se opõem contra isso.

⛰️ Tudo sobre o Trilho do Monte Sinai

Informações sobre o trilho do monte sinai
Tudo o que precisas de saber sobre o Trilho do Monte Sinai

👉 Informações práticas:

  • Distância: 14 km no total (7 km na ida e 7 km na volta)
  • Dificuldade: Médio-Alto
  • Duração: 7 horas, ida e volta (o trilho começa de noite, para chegar ao topo na altura do nascer do sol)
  • Trilho circular: Sim
  • Ponto de início: Mosteiro de Santa Catarina
  • Ponto final: Capela de Santa Catarina

🛌 Onde ficar a dormir para fazer o Trilho do Monte Sinai?

Onde ficar a dormir no trilho do monte sinai
Um pouco das paisagens noturnas que verás durante o trilho

Existem duas zonas onde podes ficar a pernoitar – Sharm el Sheik e Dahab. Sharm el Sheik é uma estância balnear repleta de resorts, pubs e restaurantes, muito similar a Hurghada. Dahab é uma pequena vila hippie, muito procurada por malta jovem, com um espírito mais descontraído.

De ambos os locais, saem diariamente tours para a Península do Sinai. Em termos logísticos, é mais fácil ficar em Sharm El Sheik. Daqui poderás facilmente voar ou apanhar um autocarro para o Cairo, para continuar viagem.

👉 Dica: Lembra-te que vais fazer um trilho noturno e, por isso, não vais dormir no hotel. Tenta fazer uma reserva para o dia seguinte ao trilho, para poderes tomar um banho e descansar quando chegares, ou para o dia anterior. Eu fiquei no hotel Naama In e recomendo. Não é nada de extraordinário mas também só o utilizei para dormir umas horas.

⛳ É preciso reservar um tour para fazer o Trilho do Monte Sinai?

Muitos camelos e beduínos no trilho do monte sinai
Vais encontrar muitos camelos e beduínos no trilho do Monte Sinai

Sim, é obrigatório reservar um tour para fazer o trilho no Monte Sinai, por uma questão de segurança. Desde os ataques terroristas de 2015 é proibido a estrangeiros circular livremente na zona das montanhas fora da região de Sharm El Sheik e Dahab. Da mesma forma, e por uma questão de segurança, os autocarros com turistas fazem o percurso sob escola militar. Pode parecer estranho, mas não te assustes. É para te proteger!

💰 Onde posso marcar o tour para o Trilho do Monte Sinai e quanto custa?

O nascer do sol vai compensar a caminhada
O nascer do sol vai compensar a caminhada

O tour pode ser reservado em qualquer hotel ou em qualquer agência de turismo, tanto em Dahab como em Sharm El Sheik. O preço normal deve rondar os 800 EGP.

🤷‍♀️ Como funciona o tour do Monte Sinai?

O nascer do sol no topo do monte sinai
O nascer do sol no topo do Monte Sinai
Trilho do Monte Sinai
O nascer do sol no topo do Monte Sinai

Para facilitar, vou fazer-te uma espécie de cronologia sobre o Trilho do Monte Sinai:

20h00 – O Trilho do Monte Sinai começa por volta das 20h, quando os turistas começam a ser recolhidos nos vários hotéis.

21h00 – Desde Sharm el Sheik segue-se caminho, ao longo de 2h, até um ponto estratégico, perto de Dahab.

23h00 – É aqui que todos os autocarros, de todas as agências turísticas, vêm ter. Aqui faz-se uma pequena pausa e depois todos os autocarros seguem em fila, escoltados por várias viaturas da polícia, até à aldeia de Santa Catarina. De Dahab, partem todos os autocarros em direção à aldeia de Santa Catarina. A viagem é longa e dura entre 2 a 3 horas.

01h00 – É aqui que, efetivamente, começa o tour. Ainda na aldeia e antes de começar a caminhada, os pertences de todos os turistas são revistados (é proibido levar facas e álcool).

02h00 – Início do tour, no Mosteiro de Santa Catarina. Ao longo do caminho há vários locais onde poderás ir à casa de banho, comprar alguns snacks e beber um chá quente

05h00 – Chegada ao topo. É hora de assistir aonascer do sol. Prepara as câmaras!

08h00 – Depois do nascer do sol, faz-se a caminhada até ao ponto final, no Mosteiro de Santa Catarina.

12h00 – Chegada a Sharm El Sheik ou Dahab. Final do tour.

🥾 O trilho é muito exigente?

camelos na península do sinai
Há muitos locais, pelo caminho, a tentar “vender” viagens de camelo
Capela de Santa Catarina, no topo do Monte Sinai
Capela de Santa Catarina, no topo do Monte Sinai

Sim, o trilho é exigente, principalmente durante a subida. Numa primeira parte o percurso é sempre a subir, o que por si só é exigente. Na parte final há ainda 750 escadas até chegar ao ponto mais alto. Porém, a boa notícia é que tens tempo. O trilho começa por volta das 2h da manhã e o nascer do sol acontece por volta das 6h, o que significa que temos 4 horas para fazer 7 km. Tens tempo suficiente para parar e descansar. Durante o percurso vais cruzar-te com pessoas locais, acompanhados por camelos, que tentam convencer os turistas mais cansados a subir de camelo.

🆘 Temos sempre alguém que nos acompanhe?

O caminho de regresso até à aldeia de Santa Catarina
O caminho de regresso até à aldeia de Santa Catarina
Camelos e dromedários
Alguns dos amigos que vais encontrar por lá

Sim, há sempre dois guias beduínos. Geralmente um deles segue na frente do grupo e o outro fica atrás, certificando-se que ninguém se perde. Como o trilho é feito durante a noite, cada grupo de turistas tem um nome, pelo qual pode ser identificado, caso alguém se perca. No início do trilho cada turista recebe também uma lanterna, para não se perder.

👕 O que devo levar vestido?

Leva roupa quente porque vai estar imenso frio
Leva roupa quente porque vai estar imenso frio

O ideal é levar roupa muito quente porque faz muito frio. Durante o trilho podes não ter a perceção do frio porque estás a caminhar, mas quando parares para descansar, ou quando chegares lá cima, vais congelar. Leva toda a roupa que tiveres. No cimo do Monte Sinai há várias pessoas a vender/ alugar mantas, edredons e até tapetes para o pessoal se cobrir enquanto espera pelo nascer do sol, por isso imaginem o frio que faz.

🍫 Devo levar alguma coisa para comer?

O tipo de cafés que encontrarás pelo caminho
O tipo de cafés que encontrarás pelo caminho
Leva comida para o trilho do monte sinai

Leva bastante água e alguma coisa para comer porque vais ter fome. Podes levar uma sandes ou alguns snacks. Se precisares também podes comprar durante o trilho. Ao longo do caminho vais passar por várias casinhas/ lojas onde podes descansar. Aqui vais encontrar café e chá e muitos snacks, bebidas e pequenas coisas para comer. Alguns deles até têm fogueira, o que é ótimo para te aqueceres. Como deves imaginar, o preço de cada coisa aqui quase que triplica. Eu paguei 30 EGP por um chá quente, enquanto esperava pelo nascer do sol. Nestes cafés existe casa de banho, mas também é paga.

E pronto, acho que está aqui tudo! Se ficares com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários 🙂

✋ Não te esqueças de fazer um Seguro de Viagem

Seguro de Viagem IATI 2
Seguro de viagem IATI

Se vais viajar para o Egito, é imprescindível fazer um seguro de viagem. Os acidentes podem acontecer a qualquer um, mas não precisam de estragar a tua viagem. Com um seguro adequado para o teu tipo de viagem, estás protegido para uma série de contratempos como roubos, perda de malas, atraso de voos, problemas de saúde, cancelamento devido à COVID-19, entre muitos outros. Podes consultar aqui as vantagens do seguro de saúde IATI.

Se utilizares este link, tens 5% de desconto no teu Seguro de Viagem. Esta é uma boa forma de apoiares o meu projeto, uma vez que eu recebo uma pequena comissão ❤️

Estás a planear uma viagem ao Egito? 🇪🇬

guia egito
Guia de Viagem Egito

Este Guia de Viagem, no formato de e-book, inclui toda a informação necessária para organizares uma viagem ao Egito de forma independente. Aqui vais poder encontrar a informação necessária para planeares a tua viagem (qual a melhor forma de chegar ao país, que meios de transporte utilizar, em que tipos de alojamento ficar). Inclui ainda roteiros específicos para visitares os melhores destinos do Egito (Cairo, Luxor, Aswan, Hurghada, Deserto Branco, Alexandria Monte Sinai) e três sugestões de itinerário para vários dias (10, 14 e 21 dias).

Outros artigos que te podem interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top