Trilho da Mata da Albergaria no Gerês

Mata da Albergaria Trilho das 7 Pontes
Trilho das 7 Pontes Mata da Albergaria

A Mata da Albergaria é um dos bosques mais bonitos do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). Repleta de carvalhos e cascatas idílicas, a mata estende-se ao longo do rio Homem, oferecendo uma paisagem muito característica desta região. Desde 2009 que é considerada, pela UNESCO, como parte integrante da Reserva da Bioesfera. Por aqui, é possível realizar alguns trilhos pedestres, das mais variadas extensões. Neste artigo vou apresentar-te o Trilho das Lagoas da Mata da Albergaria, também conhecido como Trilho das 7 Pontes, um percurso relativamente curto (5 km) que atravessa o bosque e revela alguns dos seus tesouros mais bem guardados. É um percurso simples, excelente para fazer em família durante um fim-de-semana.

Trilho da Mata da Albergaria 4
Mata da Albergaria
paisagem sobre o rio homem desde a ponte de s. miguel
Paisagem sobre o Rio Homem desde a Ponte de S. Miguel

👉 Informações práticas sobre o Trilho da Mata da Albergaria:

Extensão – 5 km

Trilho circular – Sim

Dificuldade – Fácil

Duração – Entre 2 a 3 horas

Trilho sinalizado – Não

Ponto de início e de fim – Parque de estacionamento da Portela do Homem, mesmo junto à fronteira com Espanha (coordenadas – 41.808385, -8.131610)

⏳ Quando fazer o Trilho da Mata da Albergaria?

Cores de Outono na Mata da Albergaria
Cogumelos na Mata da Albergaria 2
Cogumelos na Mata da Albergaria

Com exceção do inverno todas as alturas são boas para fazer este trilho. No Verão poderá estar demasiado calor, mas por outro lado há a vantagem de poder dar uns mergulhos nas cascatas. Os meses de Primavera e Outono são os ideais, uma vez que a temperatura é mais amena.

Pessoalmente, adoro fazer este trilho no Outono – as folhas dos carvalhos começam a cair e mata pinta-se em tons de laranja e amarelo. É deslumbrante. O Outono é um ciclo de renovação para a natureza e é lindíssimo poder assistir à queda das folhas, aos cogumelos que brotam dos interstícios da terra até à força da água que rompe ao longo do Rio Homem, enfim. É mágico.

🚗 Onde estacionar na Mata da Albergaria

Parque de Estacionamento Portela do Homem
Parque de Estacionamento junto à Portela do Homem

O trilho começa no parque de estacionamento junto à Cascata da Portela do Homem, onde poderás deixar o carro. Assim que chegares à Cascata da Portela do Homem, segue em frente por mais uns metros, até encontrares o tal parque. Este fica mesmo junto à fronteira com Espanha. Recentemente abriu aqui um cafetaria chamado “Bar da Fronteira”. Pode ser um bom local para tomar um café antes de iniciar o trilho.

🛑 Atenção que nos meses de verão (entre 1 de junho e 30 de setembro todos os veículos a motor têm de pagar uma taxa de acesso de 1,50€ para entrar na Mata da Albergaria.

🌳 Início do Trilho da Mata da Albergaria

Parque Nacional Peneda-Gerês
Parque Nacional Peneda-Gerês
Trilho da Mata da Albergaria
Trilho da Mata da Albergaria

Sendo um trilho circular, é possível começar em ambos os sentidos. Há uma parte do trilho que passa por uma estrada asfaltada – esta parte pode ser feita no início ou no fim, dependendo da orientação pela qual se começa.  Nós deixamos a estrada de asfalto para o fim e por isso fizemos o trilho no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. É por esta ordem que te vou apresentar o trilho.

Início do percurso Trilho da Mata da Albergaria
Início do percurso Trilho da Mata da Albergaria

O percurso tem início mesmo em frente ao “Bar da Fronteira”. Atravessando a estrada, vais encontrar uma descida, junto à paragem de autocarro, com um sinal onde se lê “Geira”. É por aqui que deves ir. Deixo-te aqui as coordenadas – 41.808385, -8.131610. Atenção que o trilho não está sinalizado, o que pode complicar um pouco as coisas. Devo dizer que este percurso é bastante concorrido e é muito fácil seguir os caminhos traçados no solo. Ainda assim, se te sentires confortável, podes seguir este trilho marcado no Wikiloc.

📸 O que vais encontrar no Trilho da Mata da Albergaria

Trilho das 7 Pontes Mata da Albergaria
Trilho das 7 Pontes Mata da Albergaria
Carvalhos da Mata da Albergaria
Carvalhos da Mata da Albergaria

Se és um amante de natureza, prepara-te para encontrar algumas das paisagens mais bonitas do Parque Nacional Peneda Gerês. Não é por acaso que este é considerado um dos bosques mais bonitos de Portugal.

Uma característica muito interessante do Trilho da Mata da Albergaria é que este passa pela antiga Via Romana, ou Caminho da Geira. Este antigo percurso milenar, construído no tempo dos romanos, permitia ligar a cidade de Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica Augusta (atual cidade de Astorga). Ao longo do caminho é possível encontrar algumas ruínas e vários marcos miliários pertencentes à Geira Romana. O Trilho da Mata da Albergaria partilha aproximadamente 2 km com a Via Romana. Existe um painel informativo no local, pelo que não terás dificuldade em te situar.

Geira Romana na Mata da Albergaria
Geira Romana na Mata da Albergaria
Trilho da Mata da Albergaria
Trilho da Mata da Albergaria

Recentemente foi estabelecida a rota do Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieirosque atravessa o Antigo Caminho da Geira e passa pela Mata da Albergaria.

O trilho atravessa uma extensa mata de carvalhos, muitos característicos desta região, ao longo do rio Homem, que acompanha o percurso. Pelo meio vais encontrar também várias pontes, sendo a mais imponentes a Ponte Pedonal de São Miguel.

Ponte de S. Miguel
Ponte de S. Miguel
Ponte de S. Miguel Trilho da Mata da Albergaria
Paisagem sobre a Ponte de S. Miguel
Paisagem sobre o Rio Homem desde a Ponte de S. Miguel
Paisagem sobre o Rio Homem desde a Ponte de S. Miguel

A Ponte Feia não é a mais bonita (tal como o nome indica), nem é a mais recente, mas é uma das que, na minha opinião, oferece uma melhor paisagem sobre as cascatas do rio Homem. É possível que durante o Verão encontres menos fluxo de água, o que é normal. Mas no Outono o caso muda de figura e a água adquire uma força impressionante!

Ponte Feia
Ponte Feia
Paisagem sobre o Rio Homem desde a Ponte Feia
Paisagem sobre o Rio Homem desde a Ponte Feia

Já na parte final do trilho, e depois de atravessares a Ponte do Rio Forno, chegarás à Casa da Albergaria, uma antiga casa florestal em bom estado de conservação. A partir daqui o percurso segue por uma bonita calçada em paralelos que te levará à tal estrada alcatroada que mencionei acima. Chegando aqui, deverás virar à esquerda e seguir sempre pela estrada.

Ponte feia
Ponte do Rio Forno
Casa da Albergaria
Casa da Albergaria
Casa da Albergaria
Casa da Albergaria
Estrada em paralelo Trilho da Mata da Albergaria
Estrada em paralelo quase no final do trilho

O caminho leva-te até à Cascata da Portela do Homem, também conhecida como Cascata São Miguel, um dos lugares mais icónicos do Parque Nacional Peneda Gerês. Se quiseres aproximar-te da cascata, terás de o fazer pela margem esquerda, já que o acesso pela margem direita está condicionado por ser considerada uma área protegida.

Cascata da Portela do Homem
Cascata da Portela do Homem
Estrada de alcatrão 2 Mata da Albergaria
Estrada na Mata da Albergaria

Continuando pela estrada de alcatrão chegarás ao final do percurso, no parque de estacionamento onde iniciaste a caminhada.

🥾 O que levar para o Trilho da Mata da Albergaria

As cores de Outono na Mata da Albergaria
As cores de Outono na Mata da Albergaria
Cogumelos na Mata de Albergaria
Cogumelos na Mata de Albergaria

Dependendo da altura do ano em que faças o trilho, poderás levar mais ou menos roupa. Se fores na altura do Verão não te esqueças de levar fato de banho, chapéu e protetor solar. Se fores no outono ou inverno, leva um casaco impermeável. Um bom calçado de caminhada é imprescindível em qualquer altura do ano.

Recomendo também que leves muita água e comida já que, sendo um trilho na natureza, não há pontos de venda. Aproveita para fazer um piquenique ao longo do percurso, numa das várias paisagens esbeltas. No final, leva o lixo contigo!

✋ Não te esqueças de proteger a Natureza

Trilho da Mata da Albergaria
Trilho da Mata da Albergaria
Portela do Homem
Portela do Homem

A Mata da Albergaria é uma das regiões mais bonitas do Parque Nacional Peneda Gerês. Parte da sua beleza deve-se à conservação do local e ao respeito pela sua fauna e flora. Como tal, não posso deixar de mencionar algumas regras de conduta básicas:

  • Leva um saco e recolhe todo o lixo que produzires. Não deixes lixo no chão!;
  • Não danifiques a fauna e a flora local (em especial os cogumelos, muito comuns na altura do outono. Fotografa à vontade, mas deixa-os no seu lugar);
  • Mantêm-te dentro do trilho e não te afastes do caminho marcado;
  • Não faças o trilho sozinho, é sempre melhor levar uma companhia;
  • Em caso de mau tempo, não faças o trilho;
  • Leva contigo um telemóvel, caso precises de acionar mecanismos de emergência (112);
  • Certifica-te que terminas o trilho antes de anoitecer (no outono e inverno os dias são mais curtos, tem isto em conta na hora de começar).
Trilho das 7 Pontes Mata da Albergaria
As cores do outono tornam a Mata da Albergaria num lugar mágico

👉 Outros artigos que te possam interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top