Trilho da Cascata da Rajada – um dos trilhos mais belos do Gerês

Paisagem sobre uma das lagoas do Trilho da Cascata da Rajada, com as suas águas verde cristalinas
Tudo o que precisas de saber para fazer o Trilho da Cascata da Rajada

A Serra do Gerês está recheada de trilhos magníficos para os amantes de Natureza. Por entre os muitos percursos pedestres que podes encontrar no Gerês, o Trilho da Cascata da Rajada é um dos mais belos e fáceis para se fazer. Começa na Aldeia da Ermida e oferece-te algumas das paisagens mais belas da região. Descobre tudo sobre este trilho neste artigo.

Vamos lá?

💦 A Cascata da Rajada

Paisagem sobre a Aldeia da Ermida
Aldeia da Ermida
Paisagem sobre a Cascata da Rajada e a sua lagoa, na Ermida
Cascata da Rajada

Não é novidade que o Parque Nacional Peneda Gerês está repleto de cascatas de cortar a respiração. Algumas das mais conhecidas incluem a Cascata do Tahiti e a Cascata do Arado, mas há muito mais para descobrir. A Cascata da Rajada fica bem perto da aldeia de Ermida e é acessível através de um curto trilho circular com apenas 6 km, conhecido como Trilho da Cascata da Rajada. É uma excelente opção para quem procura caminhadas na Natureza com direito a um mergulho refrescante no final.

🥾 Trilho da Cascata da Rajada

Paisagem desde o Miradouro da Vela
No Trilho da Cascata da Rajada vais ser surpreendido com paisagens incríveis
Caminho em pé-posto
Trilho da Cascata da Rajada

O Trilho da Cascata da Rajada é um percurso circular, que tem início na Aldeia da Ermida. No entanto, não é necessário fazer este trilho para chegar à Cascata da Rajada. Na Ermida, vais encontrar indicações para chegar diretamente à cascata, em menos de 2 km. Aqui, vou dar-te a conhecer um percurso mais longo, que passa por alguns dos miradouros mais belos da região, e que termina junto à tão esperada Cascata da Rajada. Este percurso passa pela Fraga do Justo e pelo Miradouro de Silhas, que tornam o trilho bem mais proveitoso e apelativo.

👉 Informações práticas sobre o Trilho da Cascata da Rajada

Extensão  – 6 km

Duração – 2h30

Dificuldade  – Fácil/ Moderado

Desnível – 100 metros

Trilho circular – Sim

Ponto de início e de fim – Aldeia da Ermida

Trilho sinalizado – Parcialmente

📸 O que vais encontrar no Trilho da Cascata da Rajada

Placa Indicativa para o Miradouro de Silhas, Trilho da Cascata da Rajada, Miradouro da Vela e Fraga do Justo
Placa indicativa na Aldeia da Ermida
Igreja da Ermida
Igreja da Ermida, onde poderás estacionar o carro

O Trilho da Cascata da Rajada começa na Aldeia da Ermida. O melhor lugar para estacionar o carro é no largo em frente à igreja. Aqui irás encontrar uma placa com indicações para a Cascata da Rajada e alguns miradouros. Deves seguir as indicações e seguir em direção à Fraga do Justo, que será a primeira paragem deste percurso. Mas antes de lá chegar, vais atravessar a Aldeia da Ermida e descobrir uma das aldeias mais autênticas do Gerês, onde o estilo de vida tradicional é ainda preservado.

Placa indicativa para a Fraga do Justo, no Trilho da Cascata da Rajada
No início do trilho vais encontrar algumas placas indicativas, deves seguir em direção à Fraga do Justo
Bifurcação no Trilho da Cascata da Rajada
Uma das primeiras bifurcações, deves seguir pelo caminho da esquerda

Depois de sair da aldeia, o Trilho da Cascata da Rajada leva-te por um estradão bem demarcado. Vais encontrar duas bifurcações, com indicações para a Fraga do Justo. É por aqui que deves seguir. Em menos de 2 km chegarás ao Miradouro da Fraga do Justo, com uma escadaria em metal que permite uma vista mais ampla. Aproveita para fazer uma pausa, beber água e tirar fotografias. Daqui, já consegues avistar a imponente Cascata da Rajada.

Miradouro da Fraga do Justo, na aldeia da Ermida
Miradouro da Fraga do Justo
No topo do Miradouro da Fraga do Justo
Aproveita para fazer uma pausa e tirar fotografias

O caminho continua pelo estradão, até afunilar por um trilho em pé-posto, no sentido descendente. Esta é a parte mais difícil do Trilho da Cascata da Rajada, em que deves ter algum cuidado. O caminho está repleto de pedras, algumas delas soltas, por isso tem especial cuidado. Por esta altura já deverás ouvir o barulho da água a cair. O trilho leva-te então até a uma ponte de metal por onde atravessa o famoso rio Arado.

Trilho da Cascata da Rajada, quase a chegar à ponte metálica sobre o rio Arado
Após o estradão, o trilho desce por um caminho de pé-posto
Ponte metálica sobre o Rio Arado no Trilho da Cascata da Rajada
Ponte metálica

Depois de atravessada a ponte, o caminho leva-te novamente por um trilho de pé-posto, desta vez no sentido ascendente. O percurso não é difícil, mas convém ter atenção a alguma falha no solo. Assim que completares a subida, vais encontrar um terreno plano, repleto de maciços graníticos. Estás praticamente a meio do Trilho da Cascata da Rajada e é uma boa altura para descansar e fazer um piquenique.

Planalto no topo do Trilho da Cascata da Rajada
Após a subida, vais chegar a um planalto com maciços graníticos
Mariolas no Trilho da Cascata da Rajada
Pelo caminho, vais encontrar algumas mariolas para te orientar

Este é um local onde confluem alguns trilhos e, por isso, há várias sinalizações. Fica atento para não te enganares. O planalto leva-te até um riacho, que deves atravessar. Um pouco mais à frente vais encontrar algumas mariolas, que te indicarão o caminho a seguir. O caminho a descer é relativamente simples e vai levar-te até à tão esperada Cascata da Rajada. Aproveita para fazer mais uma pausa e dar uns mergulhos. É possível que a água esteja fria, mas faz parte da experiência. Afinal, estamos no coração do Parque Nacional Peneda Gerês.

Final do Trilho da Cascata da Rajada, com a paisagem sobre a lagoa
Cascata da Rajada
Miradouro da Vela, na parte final do Trilho da Cascata da Rajada
Miradouro da Vela

Ainda na cascata, vais encontrar indicações para a Aldeia da Ermida e para o Miradouro da Vela. É por este caminho que deves seguir. O trilho faz-se por um estradão, que atravessa uma floresta de eucaliptos. Aqui vais encontrar uma bifurcação com indicação para o Miradouro da Vela. Este corte implica um desvio, uma vez que tens de ir e voltar novamente para o estradão. Mas prometo que compensa o esforço. No final do percurso, estarás de regresso à Aldeia da Ermida!

Caso tenhas dúvidas sobre o trilho, deixo-te aqui um trilho do Wikiloc para te orientares. Contudo, neste caso o trilho foi feito no sentido contrário (não te esqueças que é um percurso circular).

🎒 O que levar para fazer o Trilho da Cascata da Rajada

Dependendo da altura do ano em que fizeres o Trilho da Cascata da Rajada, poderás levar mais ou menos roupa. Se fores na altura do Verão não te esqueças de levar roupa leve, chapéu e protetor solar. Se fores no Outono, leva um casaco impermeável. Um bom calçado de caminhada é imprescindível em qualquer altura do ano.

Recomendo também que leves muita água e comida já que, sendo um trilho na natureza, não há pontos de venda. Aproveita para fazer um piquenique ao longo do percurso. No final, não te esqueças de levar o lixo!

Deixo-te aqui uma lista com o que considero indispensável:

  • Mochila
  • Roupa leve e confortável
  • Casaco impermeável em épocas de chuva
  • Comida e água
  • Calçado adequado para caminhadas
  • Bastões de caminhada
  • Chapéu, protetor solar e óculos de sol
  • Telemóvel e power bank (para seguir o trilho pelo GPS)
  • Um saco para levar o lixo
  • Kit de primeiros socorros

🌱 Protege a Natureza

Trilho da Cascata da Rajada é uma das regiões mais bonitas do Parque Nacional Peneda Gerês. Parte da sua beleza deve-se à conservação do local e ao respeito pela sua fauna e flora. Como tal, não posso deixar de mencionar algumas regras de conduta básicas:

  • Não danifiques a fauna e a flora local;
  • Mantêm-te dentro do trilho e não te afastes do caminho marcado;
  • Não faças o trilho sozinho, é sempre melhor levar uma companhia;
  • Consulta sempre a meteorologia antes de fazeres o trilho. Em caso de mau tempo, não o faças;
  • Leva contigo um telemóvel, caso precises de acionar mecanismos de emergência (112);
  • Certifica-te que terminas o trilho antes de anoitecer (no outono e inverno os dias são mais curtos, tem isto em conta na hora de começar).

❤️ Se gostas do meu conteúdo, apoia este projeto:

O trabalho que desenvolvo aqui requer muita dedicação e empenho da minha parte. O teu apoio é essencial para conseguir tornar este blog rentável e produzir conteúdo de qualidade, sem ter de recorrer a anúncios de publicidade.

Podes fazê-lo de diferentes formas:

  • Vê a minha loja e inspira-te com um dos meus livros de viagem 📕
  • Explora os meus Guias de Viagem e planeia a tua próxima aventura 🗺️
  • Utiliza um dos meus links de afiliados nas tuas próximas viagens. Sempre que usares estes links, eu recebo uma pequena comissão 😊
  • Se nada disto te interessar, e que tal ofereceres-me um café ?

👉 Outros artigos que te podem interessar:

2 comentários em “Trilho da Cascata da Rajada – um dos trilhos mais belos do Gerês”

  1. Olá.

    Uma sugestão que faria seria registares o trilho com um gps e fazeres upload do mesmo (por exemplo o wikiloc ou ires ao google maps e marcares os pontos).

    Boa sorte para o projecto que parece bem fixe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top