Seguro de viagem – como fazer e qual o melhor?

Como fazer um seguro de viagem
Como escolher um seguro de viagem?

Quando estamos a planear a nossa próxima viagem, vem sempre à baila a questão – seguro de viagem, fazer ou não fazer? E com isto surgem imensas dúvidas e questões sobre qual o melhor seguro, o que é que realmente está incluído, que despesas é que estes seguros cobrem e, claro, qual a melhor seguradora para a viagem que queremos fazer. Neste artigo vou explicar-te como funcionam os seguros de viagem e como podes escolher o seguro mais adequado ao teu destino e estilo de viagem. Vamos lá?

🌎 Devo fazer um seguro de viagem?

iati viagem
Fazer um seguro de viagem é fundamental

A resposta a esta pergunta é imperativa – SIM e SEMPRE. É fundamental viajar com um seguro adequado ao tipo de viagem que vais fazer e específico para o destino para onde vais viajar. Atualmente, os seguros de viagem já não são tão caros e, por um pequeno valor, consegues uma boa apólice que te ajudará a evitar muitas dores de cabeça.

É um gasto extra que não terias se a viagem correr bem? É, mas também é um gasto que te protege e que te permite ter uma viagem tranquila, com a segurança de que, se algo correr mal, estás protegido. Eu faço SEMPRE um seguro de viagem e é algo que não prescindo.

❓Qual a melhor seguradora para fazer um seguro de viagem?

A IATI é especialista em de viagem internacional
A IATI é especialista em seguros de viagem internacional

Em Portugal, a seguradora mais especializada em seguros de viagem é, sem dúvida, a IATI. Esta é uma empresa exclusiva em seguros de viagem internacional, com mais de 135 anos de experiência. Nas minhas últimas viagens faço sempre os seguros da IATI e, para mim, estas são as principais vantagens:

💰 Não tem franquias:

Isto é para mim uma das principais vantagens da IATI. Algumas seguradoras só cobrem incidentes acima de um determinado valor. Ou seja, se a tua despesa for inferior a esse valor, simplesmente não tens cobertura. Com a IATI não tens franquias e qualquer despesa é coberta, desde que não atinga o valor máximo da tua apólice.

📞 Assistência 24 horas:

A IATI possui uma central de atendimento disponível 24 horas por dia, em português. Isto é valioso, em especial se estiveres em países distantes, com um fuso horário muito grande, ou se precisares de acionar o seguro durante a noite.

⚡ Simples e rápido:

Podes fazer o seguro da IATI em qualquer momento e qualquer lugar, e não demoras mais do que dois minutos a fazê-lo. Podes inclusive fazê-lo no aeroporto antes da viagem. O processo é simples e rápido.

🧾 Que tipo de despesas cobrem os seguros de viagem da IATI?

As vantagens dos seguros de viagem da IATI
As vantagens dos seguros de viagem da IATI

A seguradora IATI têm vários tipos de seguros de viagem, adaptados a diferentes contextos e destinos.

Vais fazer uma escapadinha de fim de semana a Paris? Ou estar um mês a viajar na Índia? Vais 15 dias para as Filipinas fazer mergulho?

Uma escapadinha numa capital europeia tem riscos diferentes de uma viagem de aventura com mergulho, e por isso é importante ter isto em atenção. Todas estas viagens são diferentes e, como tal, têm riscos diferentes. Então vamos lá, que tipo de despesas cobrem os seguros de viagem da IATI?

👍 Assistência médica:

Este é o fator mais importante a considerar num seguro de viagem. Quando estamos no conforto do nosso lar, em Portugal, sabemos que temos assegurado o acesso à saúde. Mas isto não acontece em todo o mundo. Por vezes o acesso a cuidados de saúde é difícil e pode ser bastante dispendioso, daí ser importante ter um seguro de viagem com uma boa cobertura.

Em termos de assistência médica, os seguros da IATI cobrem despesas médicas e de hospitalização, ou seja, em caso de acidente ou doença serás encaminhado para o hospital mais próximo para que sejas devidamente tratado. O valor máximo coberto depende da apólice que fizeres.

👉 Dica: Para viagens dentro da União Europeia podes usar o Cartão Europeu de Saúde e assim usufruir de forma gratuita de cuidados de saúde. Mas é só dentro da União Europeia!

👍 Atrasos/ Cancelamentos e malas perdidas:

Quem nunca teve um voo atrasado ou cancelado que levante a mão no ar 🙋‍♀️ Este é um dos incidentes que mais acontece em viagem e, apesar de não ser grave, pode ser muito chato! Com um seguro de viagem adequado podes ter uma indeminização em caso de atrasos e cancelamentos no teu voo. Isto para não falar de malas perdidas, atrasadas, ou roubadas. Com um seguro IATI terás direito a uma indeminização por cada dia que a tua mala esteja “desaparecida”.

👍 Repatriações:

Ter de terminar uma viagem a meio é das piores coisas que podem acontecer em viagem. Mas a verdade é que os azares acontecem e podem tocar-nos a nós. Com o seguro de viagem da IATI tens a possibilidade de ser repatriado para o país de origem em diversas situações – hospitalização ou falecimento de um familiar, ou até de ti próprio, caso estejas doente e queiras regressar a Portugal.

Estas são só algumas das coisas que um seguro de viagem básico cobre e que eu considero mais importante, mas há muitas mais, que poderás consultar no site da IATI.

❓ Quais os tipos de seguro de viagem que a IATI oferece?

A IATI oferece uma grande diversidade de seguros de viagem, adaptados para cada tipo de viagem
A IATI oferece uma grande diversidade de seguros de viagem, adaptados para cada tipo de viagem

A IATI tem uma vasta panóplia se seguros online, adaptada para os diferentes tipos de viagem. Alguns deles são:

🏕️ IATI Escapadinhas:

Ideal para viagens curtas em Portugal e na Europa. Além de assistência médica e de despesas com bagagens e documentação, o IATI Escapadinhas cobre ainda outras coisas para quem viaja com bicicletas, caravanas, campistas e até com animais de estimação. Podes saber mais aqui.

🌆 IATI Standard:

Este é o seguro que eu escolho quando vou viajar para uma cidade europeia. O seguro IATI Standard cobre assistência médica, despesas com bagagem e documentação, repatriação, acidentes e ainda reembolsos em casos de atraso. Podes saber mais aqui.

🎒 IATI Mochileiro:

Este é o seguro que opto por fazer quando faço viagens mais longas, para destinos fora do continente europeu. Foi o seguro que usei na minha viagem ao Egito, ao Peru e ao Irão. Além de cobrir tudo o que foi mencionado nos seguros anteriores, o IATI Mochileiro inclui ainda práticas de outdoor como experiências de aventura, trekkings e mergulho. Podes saber mais aqui.

🌎 IATI Grandes Viajantes:

Este é o seguro ideal para viagens longas e com múltiplos destinos. Se vais fazer uma viagem com uma duração superior a 6 meses e até 1 ano pelo Sudeste Asiático ou América Latina, este é o seguro ideal para ti. O seguro IATI Grandes Viajantes inclui também as atividades de aventura mencionados no IATI Mochileiro, mas num segmento multi-países, isto é, para vários destinos. Podes saber mais aqui.

Estes são só alguns dos seguros da IATI, são aqueles com que mais me identifico e que mais costumo usar. Mas há muitos outros, adaptados para diferentes contextos, como o IATI Básico, Estrela, Família, Anual Multiviagem e Cancelamento Premium.

💸 Como posso poupar no meu próximo seguro de viagem?

Caso estejas a preparar a tua próxima viagem e ainda não fizeste o teu seguro de viagem, podes utilizar este link e usufruir de um desconto de 5%.

Como sabes, o conteúdo que produzo aqui é feito de forma totalmente gratuita e parte da minha vontade e motivação para o fazer. Ao utilizares este link eu recebo uma pequena comissão, e é uma boa forma de apoiares este projeto. ❤️

Este artigo contêm links de afiliados.

Procuras inspiração para viajar?

Solo, uma viagem de 254 dias pelo sudeste asiático
Solo, uma viagem de 254 dias pelo sudeste asiático

No dia 3 de outubro entrei num avião com destino a Banguecoque, apenas com um bilhete de ida. Certa de que era a decisão mais incerta que havia tomado e com o receio de quem é sobejamente humano, dei o primeiro passo daquela que viria a ser a aventura da minha vida.

Durante os oito meses e meio que se seguiram embarquei sozinha numa odisseia asiática que a levou a cruzar 9 países. Às costas carreguei o peso da liberdade. Em 254 vivi uma vida inteira – ri, chorei, perdi-me e voltei a encontrar-se. Conheci pessoas incríveis e ouvi histórias extraordinárias, desafiei-me, vivi experiências inesquecíveis e cresci.

Neste livro relato as experiências e peripécias de uma miúda que, com 24 anos, decidiu dar uma volta ao mundo quando a vida lhe trocou as voltas.

❤️ Se gostas do meu conteúdo, apoia este projeto:

O trabalho que desenvolvo aqui requer muita dedicação e empenho da minha parte. O teu apoio é essencial para conseguir tornar este blog rentável e produzir conteúdo de qualidade, sem ter de recorrer a anúncios de publicidade.

Podes fazê-lo de diferentes formas:

  • Vê a minha loja e inspira-te com um dos meus livros de viagem 📕
  • Explora os meus Guias de Viagem e planeia a tua próxima aventura 🗺️
  • Utiliza um dos meus links de afiliados nas tuas próximas viagens. Sempre que usares estes links, eu recebo uma pequena comissão 😊
  • Se nada disto te interessar, e que tal ofereceres-me um café ?

Outros artigos que te possam interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top