O Parque Natural de Somiedo é um paraíso natural por descobrir. Conhecido por poucos, encerra em si montanhas e vales magníficos, prontos a serem descobertos. É um destino de eleição para quem procura uns dias de descanso junto da Natureza. Somiedo fica relativamente perto de Portugal e é uma opção ideal para um fim de semana prolongado. E por isso, neste artigo, vou mostrar-te o meu roteiro para visitar Somiedo em 4 dias, fruto da minha experiência e preparação.
Caso queiras saber mais sobre este lugar mágico, deixo aqui um artigo com informações práticas, Parque Natural de Somiedo – um paraíso natural por descobrir.
Nós fomos para Somiedo no fim de semana prolongado de Carnaval. Havia muita neve e as paisagens estavam lindíssimas. Contudo, e devido à neve, não conseguimos fazer todos os trilhos que tínhamos planeado. Por isso, se és um amante de caminhada, reserva os meses da primavera ou outono para explorar esta região. Este roteiro para visitar Somiedo está repleto de trilhos, por isso é mesmo importante apanhar bom tempo.
🗺️ Roteiro para visitar Somiedo
📍 Dia 1 – Valle del Lago – Trilho del Lago del Valle – Trilho Braña de Sousas
Valle del Lago:
Reserva o primeiro dia para explorar a aldeia de Valle del Lago. Esta povoação fica a 10 min de Somiedo, de carro, e é uma zona muito procurada em termos de alojamento. Foi aqui que nós pernoitamos e é um lugar que deves considerar no teu roteiro para visitar Somiedo.
É aqui que começa o Trilho del Lago del Valle, que te leva até ao Lago del Valle. Este é um dos 5 conhecidos lagos de Somiedo, também chamados de Lagos de Saliencia.
Trilho de Valle del Lago – PR.AS – 15.1:
De seguida, estaciona o carro no fim da aldeia, no Parque de Estacionamento. É precisamente aí que começa o trilho de Valle del Lago.
- Ponto de início – Parque de Estacionamento de Valle de Lago
- Ponto de fim – Lago del Valle
- Trilho circular – Não
- Distância – 6,5 km (13 km ida e volta)
- Dificuldade – fácil/ médio
- Desnível acumulado – 563 metros
- Altitude máxima – 1570 metros
- Altitude mínima – 1245 metros
👉 Dica: O trilho não é propriamente circular, mas pode ser. Depois dos primeiros quilómetros, vais encontrar uma bifurcação com um caminho alternativo pela sombra. Esta via leva-te por um belo bosque de faias onde, tal como o nome indica, há sombra. Uma boa ideia é seguir por este percurso e voltar pelo caminho oficial, de modo a aproveitar o máximo possível.
Nós fizemos este trilho, mas apanhámos alguma neve, o que dificultou a caminhada. Contudo, as paisagens são deslumbrantes e, por isso, valeu a pena incluir este trilho no nosso roteiro para visitar Somiedo.
Trilho Braña de Sousas – PR.AS – 16.1:
Depois do Trilho do Valle del Lago, sugiro-te mais uma caminhada, desta vez mais curta. O trilho da Braña de Sousas (PR.AS- 16.1) tem início na aldeia de Valle del Lago e vai até à Braña de Sousas.
As brañas, ou brandas, em português, são aldeias típicas utilizadas durante a transumância. A transumância é uma prática ancestral, utilizada pelos pastores, que servia para deslocar os rebanhos para locais onde as condições climatéricas eram mais favoráveis.
As brandas de Somiedo são especiais e é impossível não as encontrar em qualquer roteiro para visitar Somiedo. Também chamadas de Casas de Teito, são um dos ex-libris do Parque Natural, pelo seu telhado construído inteiramente por vegetação.
Além das tradicionais Casas de Teito, nesta povoação vais encontrar um outro tipo de casa, mais primitivo, conhecido por Corros. O percurso, com apenas 6 km (ida e volta) é relativamente fácil. Pelo caminho, terás oportunidade de passar pela Braña de Fuexu e pela Peña Furada, uma enorme rocha com um buraco no centro.
- Ponto de início – Valle de Lago
- Ponto de fim – Braña de Sousas
- Trilho circular – Não
- Distância – 6 km (ida e volta)
- Dificuldade – Fácil
- Desnível acumulado – 500 metros
No final deste primeiro dia, já vais contar com quase 20 km de caminhada, pelo que o melhor que tens a fazer é repousar. Caso estejas alojado no Alojamentos Rurales La Laguna, aproveita para relaxar no jacuzzi!
📍 Dia 2 – Braña de Mumián – La Peral – Mirador del Principe – Pola de Somiedo
Trilho da Braña de Mumián – PR.AS – 11:
Começa o teu segundo dia em Somiedo com mais um trilho até uma braña, desta vez a Braña de Mumián. Para lá chegar, terás de fazer o trilho PR.AS-11, por isso inclui-o no teu roteiro para visitar Somiedo.
Este percurso liga a aldeia de Llamardal a Pola de Somiedo, num percurso de 17,4 km (ida e volta). Contudo, para visitar a Braña de Mumián, podes fazer apenas 7 km (ida e volta). Este trilho tem início no Parque de Estacionamento de Llarmardal e é relativamente fácil. Há algumas zonas um pouco íngremes, que podem assustar quem sofre de vertigens.
As paisagens são incríveis e as Casas de Teito perdidas nas montanhas perfazem um cenário espetacular! Adorei fazer este trilho e recomendo vivamente que o consideres no teu roteiro para visitar Somiedo.
- Ponto de início – Parque de Estacionamento do Llamardal
- Ponto de fim – Pola de Somiedo
- Trilho circular – Não
- Distância – 17,4 km (ida e volta) ou 7 km (ida e volta) na versão reduzida
- Dificuldade – Fácil
- Desnível acumulado – 362 metros
- Altitude máxima – 1440 metros
- Altitude mínima – 700 metros
La Peral e Miradouro do Príncipe
Depois da Braña de Mumián, aproveita para ir até La Peral, uma aldeia bem perto do Parque de Estacionamento de Llamardal. Ao contrário da Braña de Mumián, La Peral é acessível por estrada e, portanto, já não está tão bem preservada quanto as outras. Apesar de ainda exisitirem algumas Casas de Teito, a grande maioria das habitações são modernas e atuais, o que descaracteriza a aldeia. Contudo, vale a pena fazer uma visita a La Peral, uma vez que é aqui que se encontra o miradouro com a paisagem mais bonita de Somiedo. Estou a falar do Miradouro do Príncipe, de onde poderás admirar as imponentes montanhas cantábricas. Em La Peral existe um segundo miradouro, o Miradouro de La Peral, mas não achei a paisagem tão entusiasmante.
Pola de Somiedo
E para fechar o segundo dia deste roteiro para visitar Somiedo, reserva algum tempo para conhecer Pola de Somiedo. Esta é a principal povoação do Município de Somiedo e é a base para explorar toda a região. É aqui que se concentram a maioria dos hotéis e restaurantes.
Em Pola de Somiedo existe também um Centro de Interpretação do Parque Natural de Somiedo, onde poderás obter mais informações sobre os trilhos disponíveis e sobre a principal celebridade do Parque Natural, o famoso urso-pardo.
Trilho Acessível do Parque Natural de Somiedo:
Junto à igreja matriz, há um percurso pedestre com cerca de 2km, o Trilho Acessível do Parque Natural de Somiedo. É um percurso fácil e acessível a todas as idades, de onde se pode absorver a beleza das montanhas circundantes.
- Ponto de início – Igreja Matriz de Pola de Somiedo
- Ponto de fim – Área de descanso, com mesas panorâmicas
- Trilho circular – Não
- Distância – 2 km (4 km ida e volta)
- Dificuldade – Fácil
📍 Dia 3 – Desfiladeiro do Rio Somiedo (AS 227) – Villar de Vildas – Trilho Braña de Pornacal – Miradouro de Aguinu
Desfiladeiro do Rio Somiedo:
O terceiro dia deste roteiro para visitar Somiedo começa com uma das estradas mais bonitas de Somiedo. A estrada que liga Pola de Somiedo a Villar de Vildas atravessa um incrível desfiladeiro, junto do qual corre o rio Somiedo. É uma das estradas mais bonitas da região, onde só apetece fazer uma paragem a cada instante. Algures por esta estrada, vais encontrar a Central Hidroelétrica de La Malva, que pertence à EDP de Espanha.
Villar de Vildas:
Chegando a Villar de Vildas, é altura de admirar o Vale de Pigueña, um dos quatro vales do Parque Nacional de Somiedo. A aldeia de Villar de Vildas é uma das povoações mais genuínas de Somiedo e a sua autenticidade valeu-lhe o Prémio Princesa de Astúrias enquanto Aldeia Exemplar das Astúrias. Em Villar de Vildas as casas preservam a arquitetura tradicional asturiana e os seus habitantes mantêm ainda os hábitos e tradições ancestrais. Mais um local que não deves perder no teu roteiro para visitar Somiedo.
Trilho do Vale de Pigueña – PR.AS – 14.1:
É daqui que parte o tilho que liga Villar de Vildas à Braña de Pornacal, a maior e mais bem preservada Braña das Astúrias, e a Braña de los Cuartos. Este trilho, o PR.AS – 14.1, atravessa o Vale de Pigueña, um dos vales glaciares do Parque Natural de Somiedo. O percurso tem 12 km de extensão (ida e volta), mas se pretenderes apenas conhecer a Braña de Pornacal, podes optar por uma versão reduzida e fazer apenas 6 km.
- Ponto de início – Villar de Vildas
- Ponto de fim – Braña de los Cuartos
- Trilho circular – Não
- Distância – 12 km (ida e volta) ou 6 km (ida e volta) na versão reduzida
- Dificuldade – Moderado
- Desnível acumulado – 500 metros
- Altitude máxima – 1400 metros
- Altitude mínima – 900 metros
Miradouro de Aguinu:
No regresso para Pola de Somiedo, aproveita para visitar o Miradouro de Aguinu. É aqui que começam a maioria dos tours para observar ursos pardos. Se quiseres avistar ursos sem ter de fazer o tour, podes sempre vir para este miradouro com uns bons binóculos e tentar a tua sorte.
Em termos de paisagem, não acho que seja excecional, porém, como está perto de Pola de Somiedo, vale a pena fazer uma paragem.
Deixo-te aqui o nome de algumas empresas que fazem tours para observação de ursos – Somiedo Experience, North Mountain – Wildlife Adventure, Sio Ecoturismo.
📍 Dia 4 – Trilhos dos Lagos de Saliencia
Trilho dos Lagos de Saliencia – PR.AS 15:
E como o melhor fica para o fim, deixamos os Lagos de Saliencia para o último dia deste roteiro para visitar Somiedo.
Os Lagos de Saliencia são uma das principais atrações do Parque Natural de Somiedo, se não mesmo a principal. Este é um conjunto de 5 lagos glaciares, sendo que um deles é o Lago del Valle, acessível pelo PR.AS 15.1. Os outros 4 são:
- Lago de La Cueva – fica a 1590 metros de altitude e é o primeiro lago.
- Lago Almagrega – fica junto a uma mina de ferro e, por isso, é também conhecido por Lago da Mina. É o mais pequeno de todos.
- Lago Cerveriz – é o terceiro lago que vais atravessar, o melhor para fazer uma paragem prolongada.
- Lago Calabazosa – É o lago mais profundo e, por isso, também é conhecido como Lago Negro.
Para atravessar todos os lagos podes fazer o Trilho dos Lagos de Saliencia (PR.AS – 15). É um dos principais trilhos do Parque Natural de Somiedo e é quase obrigatório em qualquer roteiro para visitar Somiedo. Este percurso tem 8 km de extensão, mas se fizeres o Trilho do Lago del Valle, não precisas de completar os 8 km. Isto porque os outros quatro lagos ficam relativamente próximos uns dos outros, e podes fazer uma versão mais curta.
- Ponto de início/ fim – Parque de Estacionamento do Alto de la Farrapona
- Trilho circular – Sim
- Distância – 8 km (16 ida e volta, ou fazer a versão mais curta, sem o Lago del Valle)
- Dificuldade – Fácil/ Médio
- Desnível acumulado – 412 metros
- Altitude máxima – 1754 metros
- Altitude mínima – 1570 metros
👉 Dica: O Parque de Estacionamento do Alto de la Farrapona fica na fronteira entre as Asturias e Castilla. Certifica-te que acedes pelo lado das Astúrias, uma vez que a estrada por Castilla não está em boas condições.
Nós não fizemos este trilho por causa do tempo. Havia muita neve e não era de todo seguro caminhar nestas condições. Fico com pena, porque pelas imagens parece ser formidável. Não deixes de o incluir no teu roteiro para visitar Somiedo.
❤️ Se gostas do meu conteúdo, apoia este projeto:
O trabalho que desenvolvo aqui requer muita dedicação e empenho da minha parte. O teu apoio é essencial para conseguir tornar este blog rentável e produzir conteúdo de qualidade, sem ter de recorrer a anúncios de publicidade.
Podes fazê-lo de diferentes formas:
- Vê a minha loja e inspira-te com um dos meus livros de viagem 📕
- Explora os meus Guias de Viagem e planeia a tua próxima aventura 🗺️
- Utiliza um dos meus links de afiliados nas tuas próximas viagens. Sempre que usares estes links, eu recebo uma pequena comissão 😊
- Usa este link da IATI para fazer o teu próximo seguro de viagem com direito a 5% de desconto;
- Reserva os teus alojamentos através deste link da Booking;
- Marca as tuas próximas experiências com este link da Get Your Guide;
- Se nada disto te interessar, e que tal ofereceres-me um café ☕?