O Egito é um dos países mais impressionantes do mundo. Seja pela sua incomparável História, pelas construções faraónicas ou ainda pela beleza das margens do Nilo. A verdade é que o turismo no Egito tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Recentemente, algumas companhias de baixo custo anunciaram novas rotas para o país dos faraós, partindo de diversas cidades europeias, o que é um bom presságio no que toca ao turismo. Espera-se que os próximos tempos sejam excelentes e que o Egito esteja no topo da lista de destinos mais procurados. Como tal, desta vez venho trazer-te um Roteiro completo para 14 dias no Egito.
Na minha opinião, e devido ao tempo de deslocações entre cidades, não compensa fazer uma viagem mais curta do que duas semanas. Pelo menos 14 dias são necessários para conhecer as principais cidades e para ficar com uma boa perceção sobre o país.
Vamos lá?
🗺️ Roteiro completo para 14 dias no Egito:
🛬 Dia 1:
Chegada ao Egito. As principais portas de entrada no país, para quem vem da Europa, são a cidade do Cairo, Hurghada e Sharm el Sheik. A menos que tenhas interesse em explorar a Península do Sinai, não te recomendo a entrar por Sharm el Sheik. Se o fizeres, vais acabar por ter de fazer uma longa viagem para atravessar o Canal do Suez e chegar à parte continental do país.
Entre o Cairo e Hurghada, não há grandes diferenças. Aquilo que muda é o sentido em que fazes a viagem. Se chegares pelo Cairo, viajas no sentido Norte-Sul, desde o Cairo até Aswan. Se chegares por Hurghada, viajas no sentido Sul -Norte, desde Aswan até o Cairo. É tudo uma questão de preços.
👉 Para facilitar a compreensão, neste roteiro vou assumir o sentido Norte-Sul.
📍 Dia 1 e 2 – Cairo
O Cairo não é uma cidade fácil e como quase todas as capitais do mundo árabe, consegue ser verdadeiramente caótica. Porém, há um certo fascínio na diversidade de pessoas, cheiros, sensações e emoções que são espoletadas por estas ruas. Além disso, é aqui que estão as Pirâmides de Guizé, pelo que é obrigatório incluir o Cairo num Roteiro completo para 14 dias no Egito.
No primeiro dia de viagem pelo Cairo, sugiro um passeio pelo centro histórico, passando pelas principais atrações da cidade. Desde a icónica Praça Tahir (onde aconteceram as manifestações da Primavera Árabe), ao Museu Egípcio, o Mercado Khan El Khalili e ainda o famoso Bairro Copta. As opções são muitas e é possível que não consigas ver tudo num dia só.
Deixo-te aqui um artigo mais detalhado com As principais atrações para visitar no Cairo.
Já em termos de alojamento, transportes e restaurantes, recomendo-te este artigo – Cairo – o que visitar, onde comer e dormir.
👉 Dica imperdível: Não deixes de experimentar um kushari no restaurante Kushari Abu Tarek. É um dos pratos típicos do Egito e este é um dos restaurantes mais famosos da cidade. É super simples e barato e é maioritariamente frequentado por locais. Não é um sítio turístico mas, na minha opinião, é um must go.
📍 Dia 3 – Pirâmides de Gizé
A passagem pelo Cairo não pode ficar completa sem uma visita às grandiosas Pirâmides de Gizé. Afinal, são a principal atração do Egito, se não mesmo uma das principais atrações do mundo. As Pirâmides de Gizé são a única das 7 Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe, tendo sobrevivido às guerras, conflitos e, claro, à passagem do tempo.
As Pirâmides de Gizé não ficam propriamente no Cairo, mas sim na cidade de Gizé, que se situa a 25 km da capital. É possível pernoitar na zona de Gizé, mas não é muito aconselhável, por não ser uma zona com boa fama. Neste artigo tens todas as indicações para visitar as Pirâmides do Egito, inclusive dicas para escapar aos esquemas turísticos da zona de Gizé – Pirâmides de Guizé – tudo o que precisas de saber para visitar.
📍 Dia 4 e 5 – Deserto Branco
Embora não seja um destino muito procurado no Egito (talvez por não ficar nas margens do Nilo e por isso não ter um acesso tão fácil), o Deserto Branco é algo que deves incluir no teu roteiro. Para mim, está no TOP 3 de coisas para ver e fazer no Egito. Foi dos dias mais emocionantes da viagem. As rochas calcárias do Deserto Branco oferecem paisagens lindíssimas e o por do sol, e nascer do sol, são absolutamente fenomenais. Apesar de não ser um destino muito procurado, dá perfeitamente para incluir num Roteiro completo para 14 dias no Egito.
Para visitar o Deserto Branco é necessário fechar um tour desde o Cairo. No valor do tour está incluída a viagem de ida e volta desde o Cairo, por isso não tens de te preocupar com transportes. O tour inclui a pernoita de uma noite no Deserto Branco, bem como todas as refeições incluídas.
Podes ficar a saber mais sobre esta experiência neste artigo – Deserto Branco, tudo o que precisas de saber para visitar. Aqui dou-te também o contacto da agência com quem fiz o tour e que recomendo!
No final do segundo dias, chegarás ao Cairo por volta das 16/17h. Podes optar por pernoitar no Cairo e seguir viagem no dia seguinte, ou aproveitar o tempo ao máximo e apanhar um transporte noturno até ao próximo destino. Nós optamos por ir diretamente até à Central de Camionagem, onde apanhamos um autocarro até Luxor, para poupar tempo.
📍 Dia 6, 7 e 8 – Luxor
A cidade de Luxor é um desafogo, depois de uma cidade tão caótica como o Cairo. Luxor não é propriamente uma cidade pequena, mas é muito mais calma e tranquila do que a capital. A antiga cidade de Tebas é comummente designada como “um museu a céu aberto”, dada a riqueza arqueológica desta região. É aqui que poderás encontrar o famoso Templo de Hatshepsut, bem como o famoso Vale dos Reis. A visita não fica completa sem uma conhecer o Templo de Luxor e ao Templo de Karnak.
Deixo-te aqui um artigo completo com as Principais atrações para visitar em Luxor.
A cidade de Luxor é dividia pelo Nilo e cada uma das margens é bastante diferente. Do lado oriental, fica o coração da cidade, onde a maioria dos habitantes vive. É uma região bem movimentada e cheia. Já no lado oeste, ficam as principais atrações da cidade. Existem aqui vários hotéis, mas não há mais nada. Não há ruas para passear, com restaurantes e comércio local.
Pessoalmente, fiquei no lado oeste e não me arrependo. Deixo-te aqui um artigo mais completo, com uma explicação mais detalhada sobre o prós e contras de cada um dos lados, bem como algumas sugestões de restaurantes – Luxor – o que visitar, onde comer e dormir.
No final do 8º dia, podes apanhar um comboio até à cidade de Aswan. A viagem é curta, demora cerca de 3 horas, e pode ser feita no final do dia, para poupar tempo.
📍 Dia 9 e 10 – Aswan
A Pérola do Nilo, como também é conhecida, é uma das cidades mais a sul do Egito. Aswan é procurada principalmente pela proximidade ao Templo de Abu Simbel, uma das mais grandiosas construções do Antigo Egito. Este templo, construído por Ramsés II é absolutamente megalómano. Para lá chegar, terás forçosamente de fechar um tour, já que Abu Simbel fica a 3 horas de Aswan, junto ao lago Nasser. Deixo-te aqui um artigo com tudo explicadinho – Abu Simbel, como visitar um dos maiores templos do Egito.
Mas Aswan não se fica só por Abu Simbel. A cidade tem muito para oferecer e por isso é que recomendo pelo menos dois dias. Num deles podes visitar Abu Simbel, e no outro explorar o resto da cidade.
A cidade de Aswan é também conhecida pelas suas ilhotas, no meio do Nilo, habitadas pelo povo núbio, uma das civilizações mais antigas do mundo, que ainda subsiste nestas pequenas ilhas. A mais famosa é a ilha Elephantine. Aqui há vários hotéis e restaurantes e é um dos lugares onde podes pernoitar. Deixo-te aqui um artigo mais completo sobre como chegar e onde pernoitar – Aswan – o que visitar, onde comer e dormir.
Além das ilhas núbias, não deixes de visitar o famoso Templo de Philae, o Museu Nubio, e o Mercado de Aswan. Se tiveres tempo, não percas uma visita ao Vale dos Nobres, durante o pôr do sol e um passeio de felucca no rio Nilo. Aqui tens todas as informações sobre As principais atrações de Aswan. Se fores ao Templo de Philae, lê o artigo e fica atento ao “esquema”.
📍 Dia 11, 12 e 13 – Hurghada
E depos de 10 dias a explorar o Egito de lés a lés, nada melhor do que uns dias de descanso na praia. Hurghada é uma das principais estâncias balneares do Egito. Pejada de hotéis e resorts, é possível que venha a ser um dos destinos de praia mais concorridos dos próximos tempos. A tranquilidade das águas do Mar Vermelho, a temperatura da água, o baixo custo e o bom tempo são fatores que contribuem para esta busca. Contudo, e apesar de ser um sítio muito turístico, reúne as condições necessárias para descansar e fazer um pouco de praia.
Se ainda tiveres energia, recomendo-te um tour para fazer snorkeling ou, ainda, uma experiência de mergulho. O Mar Vermelho é um dos sítios mais espetaculares em termos de corais e vida marinha e um dos sítios mais baratos do mundo para fazer o curso de mergulho. Fica a dica!
🛫 Dia 14 – Regresso
E no final de duas semanas a viajar pelo Egito, é hora de regressar a casa. Poderás apanhar diretamente o avião em Hurghada com destino à Europa, ou poderás ter de ir para o Cairo. Neste caso, podes apanhar um autocarro noturno, bastante longo, ou apanhar um voo doméstico até à capital. É mais caro, mas também é mais confortável.
E pronto, espero que te divirtas e que este roteiro completo para 14 dias no Egito seja útil desfrutes deste país fantástico! Boa viagem 😊
Estás a planear uma viagem ao Egito? 🇪🇬
Este Guia de Viagem, no formato de e-book, inclui toda a informação necessária para organizares uma viagem ao Egito de forma independente. Aqui vais poder encontrar a informação necessária para planeares a tua viagem (qual a melhor forma de chegar ao país, que meios de transporte utilizar, em que tipos de alojamento ficar). Inclui ainda roteiros específicos para visitares os melhores destinos do Egito (Cairo, Luxor, Aswan, Hurghada, Deserto Branco, Alexandria e Monte Sinai) e três sugestões de itinerário para vários dias (10, 14 e 21 dias). Além disso, está adaptado para viajar durante a pandemia. Inclui recomendações práticas e sugestões de laboratórios certificados onde podes fazer o teste à COVID-19.
❤️ Se gostas do meu conteúdo, apoia este projeto:
O trabalho que desenvolvo aqui requer muita dedicação e empenho da minha parte. O teu apoio é essencial para conseguir tornar este blog rentável e produzir conteúdo de qualidade, sem ter de recorrer a anúncios de publicidade.
Podes fazê-lo de diferentes formas:
- Vê a minha loja e inspira-te com um dos meus livros de viagem 📕
- Explora os meus Guias de Viagem e planeia a tua próxima aventura 🗺️
- Utiliza um dos meus links de afiliados nas tuas próximas viagens. Sempre que usares estes links, eu recebo uma pequena comissão 😊
- Usa este link da IATI para fazer o teu próximo seguro de viagem com direito a 5% de desconto;
- Reserva os teus alojamentos através deste link da Booking;
- Marca as tuas próximas experiências com este link da Get Your Guide;
- Se nada disto te interessar, e que tal ofereceres-me um café ☕?
Olá! Adorei ler o teu roteiro. Gostaria apenas de perguntar que meio de transporte usaste entre Aswan e Hurghada. Muito obrigada e boas viagens
Olá Luana! Muito obrigada pelo feedback positivo. A melhor forma para ligar Aswan e Hurghada, será via Luxor. Ou seja, tens de ir de Hurghada a Luxor de autocarro (não há comboios) e depois de Luxor para Aswan de comboio (não há autocarro).