Pirâmides de Gizé no Egito – tudo o que precisas de saber para visitar

As Pirâmides de Gizé são a grande atração do Egito e não podem faltar num roteiro por este país. O complexo onde se localizam as pirâmides chama-se Necrópole de Gizé e é uma cidade satélite do Cairo. É a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que sobreviveu ao tempo, às guerras e às catástrofes naturais. Neste artigo vou explicar-te tudo o que precisas de saber para visitar as Pirâmides de Gizé, no Cairo.

As Pirâmides de Gizé – Contexto histórico

Pirâmides-do-Egito-Gize-Cairo-História-
As Pirâmides de Gizé são um feito fascinante na História da Humanidade

No complexo das Pirâmides existem 9 pirâmides, mas apenas 3 delas, as mais famosas, são procuradas pelos turistas. São elas Queóps, Quéfren, Miquerinos, e claro, a Grande Esfinge de Gizé.

A maior de todas as Pirâmides é a de Quéops, com 146 metros de altura e 53.000 metros quadrados de área. Em seguida, a Pirâmide de Quéfren, com 143 metros de altura. A menor é a de Miquerinos. Foi o faraó Quéops, filho e sucessor de Seneferu, a ordem para construir a Grande Pirâmide de Gizé, um dos maiores monumentos de todos os tempos.

As Pirâmides têm cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra e cada um pesa em torno de 2,5 toneladas. Ainda hoje não se sabem bem como é que estas foram construídas. Afinal, a sua construção remonta há 5 000 anos atrás, numa altura em que nem a roda existia.

Como chegar às Pirâmides de Gizé

Como-chegar-às-pirâmides
Como-chegar-às-pirâmides-do-Egito

A Necrópole de Gizé fica a 25 km do centro do Cairo e é possível chegar lá de autocarro ou metro. Podes também ir de táxi, uber ou ainda por um tour contratado.

Autocarro:

Para ir de autocarro deves apanhar o número 355 e 357, na rua atrás do Museu Egípcio ou na praça Tahir. Demora cerca de uma hora e o bilhete custa 5 EGP.

Metro e minivan:

Primeiro tens de apanhar a linha 2 do metro e chegar à estação de Giza. Este é o ponto mais próximo das pirâmides até onde a linha de metro chega. Depois, tens de sair da estação e procurar uma minivan que te leve até às pirâmides. As minivans são uma espécie de transportes públicos não oficiais que fazem as ligações fora da área metropolitana. O ideal é afastares-te da estação de metro e perguntar a algum local qual a minivan que deve apanhar para ir até às pirâmides. Outra opção válida é, em vez de apanhar uma minivan, recorrer a um táxi ou uber desde Giza.

Uber/táxi:

Se quiseres visitar as pirâmides calmamente, sem qualquer stress ou probabilidade de cair num esquema, o melhor é utilizar o uber. O preço da viagem ronda os 100/130 EGP (5 /7€) e não tens chatices. O uber funciona muito bem no Cairo e é uma excelente opção. Outra opção ao uber é a Careem.

Tour:

Podes encontrar imensas opções de tours no site da Viator ou em Get Your Guide por cerca de 20/ 30€ por pessoa. Outra opção é contratar o tour diretamente no teu hotel e negociar o preço. A desvantagem está no tempo que tens para usufruir do espaço, uma vez que os tours têm o tempo cronometrado. Por outro lado, pode sempre juntar as pirâmides de Menphis e Saqqara e fazer um tour de um dia completo para visitar todas as pirâmides.

Esquema turístico nas Pirâmides de Gizé

Esquema-turístico-nas-piramides-do-Egito

Em tempos existiu um gang que operava junto às pirâmides e que tinha como objetivo enganar turistas. Este grupo intercetava os turistas que se dirigiam às pirâmides e convencia-os a visitar o local de cavalo ou camelo, com a mentira de que é proibido andar a pé na necrópole. Atualmente este gang está quase extinto nas imediações das pirâmides, devido ao trabalho da polícia e dos militares que controlam esta zona. Estes grupos atuam agora junto ao metro de Giza. Por isso, se te dirigires para as pirâmides de metro, tem cuidado nesta zona. Não acredites em nada do que te disserem. Suspeita de todas as pessoas que te queiram ajudar em demasia – os esquemas são muito bem feitos e normalmente os turistas são abordados com histórias mirabulantes e muito bem montadas.

O complexo das Pirâmides de Gizé – bilhetes e entrada

Piramdies-de-Gize-Egito-Cairo-entrada
Piramides-de-Gize-Egito-Cairo-entrada

Existem duas entradas possíveis, para aceder ao complexo das pirâmides – a entrada principal, junto à grande pirâmide de Queóps e uma outra, junto à Grande Esfinge. O ideal é entrar pela entrada principal (pede ao uber/ taxista para te deixar mesmo na bilheteira).

Esta entrada é mais calma, tem mais policiamento e está menos sujeita a esquemas.

O bilhete de entrada custa 160 EGP e dá acesso apenas ao complexo exterior. Para entrar nas Pirâmides, é preciso pagar um bilhete extra. Para a Pirâmide de Queóps o bilhete custa 360 EGP, para a Pirâmide de Quéfren são 100 EGP e para a Pirâmide de Miquerinos são também 100 EGP. Eu optei por não entrar porque além de não haver nada lá dentro para ver, a própria entrada é um pouco claustrofóbica. Não é indicada para quem não se sente bem em lugares fechados.

Já dentro do complexo podes caminhar livremente e visitar as pirâmides a seu tempo. Vais encontrar muitos locais a tentar vender-te algum souvenir ou ainda uma viagem a camelo/ cavalo. O ideal é mesmo ignorar.

E para finalizar este artigo, uma dica imperdível – para sair do complexo, sugiro-te optar pela saída junto à Grande Esfinge. Isto porque, junto a esta saída, está um edifício da Pizza Hut de onde, no seu topo, se tem uma vista privilegiada sobre a Grande Esfinge com as Pirâmides atrás.

Piramides-de-Gize-Egito-Cairo-dicas
Pirâmides do Egito – tudo o que precisas de saber para visitar

✋ Não te esqueças de fazer um Seguro de Viagem

Seguro de Viagem IATI

Se vais viajar para o Egito, é imprescindível fazer um seguro de viagem. Os acidentes podem acontecer a qualquer um, mas não precisam de estragar a tua viagem. Com um seguro adequado para o teu tipo de viagem, estás protegido para uma série de contratempos como roubos, perda de malas, atraso de voos, problemas de saúde, cancelamento devido à COVID-19, entre muitos outros. Podes consultar aqui as vantagens do seguro de saúde IATI.

Se utilizares este link, tens 5% de desconto no teu Seguro de Viagem. Esta é uma boa forma de apoiares o meu projeto, uma vez que eu recebo uma pequena comissão ❤️

Estás a planear uma viagem ao Egito?

Este Guia de Viagem, no formato de e-book, inclui toda a informação necessária para organizares uma viagem ao Egito de forma independente. Aqui vais poder encontrar a informação necessária para planeares a tua viagem (qual a melhor forma de chegar ao país, que meios de transporte utilizar, em que tipos de alojamento ficar).

Inclui ainda roteiros específicos para visitares os melhores destinos do Egito (Cairo, Luxor, Aswan, Hurghada, Deserto Branco, Alexandria Monte Sinai) e três sugestões de itinerário para vários dias (10, 14 e 21 dias).

Além disso, está adaptado para viajar durante a pandemia. Inclui recomendações práticas e sugestões de laboratórios certificados onde podes fazer o teste à COVID-19.

Outros artigos que te possam interessar sobre o Egito:

Como funciona o dinheiro no Egito

Egito – a informação prática para organizar uma viagem ao Egito

Segurança no Egito – Os esquemas turísticos mais comuns

Meios de transporte no Egito – Qual a melhor opção

Deixo-te também algumas crónicas que escrevi sobre o Egito:

Novo Cairo – a nova capital do Egito ou a capital da desigualdade?
Direitos Humanos no Egito (ou a falta deles) – Parte I
A cidade do lixo e a discriminação cristã no Egito – Parte II
Os Direitos das Mulheres no Oásis de Bahariya, Egito – Parte III
Os Direitos das Mulheres no Egito – Parte IV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top