Miradouros do Parque Natural do Douro Internacional

Parque Natural do Douro Internacional miradouros

O Parque Natural do Douro Internacional abrange partes dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. É caracterizado pelas suas profundas escarpas, escavadas pelo rio Douro, que dão origem a alguns dos mais belos miradouros do país. Ao longo de 122 quilómetros, o rio serve de fronteira natural entre Portugal e Espanha. No seu congénere, temos o Parque Natural das Arribas do Douro. Este é também o local ideal para observares algumas aves que dificilmente encontrarás noutro lugar, como o caso do abutre-do-Egito e a águia-de-Bonelli.

O Parque Natural do Douro Internacional é o local ideal para uma escapadinha de 2/3 dias. Podes “juntar” uma visita ao Parque com o trilho da Rota dos Túneis | Camino de Hierro, já que este fica mesmo ao lado. Mas o melhor desta zona são, sem dúvida, os miradouros. Não é por acaso que o Parque já adquiriu o nome de “Grand Canyon da Europa”. E por isso, neste artigo vou mostrar-te os melhores miradouros de parque, para que não percas o melhor que este lugar tem para te oferecer.

Melhores Miradouros do Parque Natural do Douro Internacional

Miradouro do Penedo Durão

Parque Natural do Douro Internacional miradouros
Miradouro do Penedo Durão

O Miradouro do Penedo Durão fica em Freixo de Espada à Cinta e é um dos pontos altos do concelho. A paisagem sobre as escarpas do Douro são de cortar a respiração, mas há outro motivo que traz os curiosos até ao Penedo Durão. É que aqui existe um alimentador de aves de rapina, o que faz com que estes animais estejam muito presente nesta zona. Para os amantes de Observação de Aves, este é, sem dúvida, um dos melhores locais para o fazer.

O acesso ao Miradouro do Penedo Durão é relativamente fácil e faz-se pela estrada N221.

Coordenadas GPS – 41°02’46.7″N 6°49’06.2″W

Miradouro da Congida

Miradouro da Congida Parque do Douro Internacional 1
Miradouro da Congida
Miradouro da Congida Parque do Douro Internacional 1
Praia Fluvial da Congida

O Miradouro da Congida fica à face da estrada, no troço que liga Freixo de Espada à Cinta à Praia Fluvial com o mesmo nome. É um lugar onde podes observar as fabulosas escarpas, aprofundadas até ao rio Douro. Aqui fica também a Praia Fluvial da Congida, muito utilizada no Verão, pelos habitantes locais. Além de uma estância balnear muito agradável tens também algumas esplanadas.

Miradouro do Colado

Miradouro-do-Colado-Parque-do-Douro-Internacional
Miradouro do Colado

O Miradouro do Colado, em Mazouco, fica também à face da estrada, logo depois de um corte na N221. É um dos miradouros mais aclamados da zona, já que oferece uma vista muito bonita sobre a aldeia do Mazouco. Se continuar pela estrada nacional, e atravessar a aldeia, poderá ainda visitar as Gravuras Rupestres do Mazouco.

Coordenadas GPS – 41°09’08.5″N 6°47’26.7″W

Miradouro do Carrascalinho

Miradouro-do-Carrascalinho-Parque-do-Douro-Internacional
Miradouro do Carrascalinho
Miradouro-do-Carrascalinho-Parque-do-Douro-Internacional
Miradouro do Carrascalinho

O Miradouro do Carrascalinho fica perto da aldeia de Fornos, mas o seu acesso não é tão fácil como o anteriores. O miradouro fica a 3 km da aldeia e a estrada até lá é em terra batida, pelo que nem sempre está em boas condições. Porém, com algum cuidado, é possível fazer a travessia sem problemas, mesmo com um carro ligeiro. É um dos miradouros mais bonitos do Parque Natural e foi um dos que mais gostei. Não estava preparada para uma vista tão bonita e quando cheguei, fiquei mesmo de queixo caído.

Coordenadas GPS – 41°10’07.2″N 6°43’54.5″W

Miradouro da Cruzinha

Miradouro-da-Cruzinha-Parque-do-Douro-Internacional-
Miradouro da Cruzinha

O acesso ao Miradouro da Cruzinha faz-se pela aldeia da Lagoaça, sem nenhuma dificuldade. Infelizmente, quando chegamos lá estava nublado, e não conseguimos tirar uma fotografia que fizesse jus ao tamanho da beleza que ali encontramos. Ainda assim, fica a nota de que vale a pena fazer uma paragem para vislumbrar a paisagem. Espero que tenhas mais sorte do que nós.

Coordenadas GPS – 41°11’27.7″N 6°42’50.2″W

Miradouro da Fraga do Puio

Miradouro-da-Fraga-do-Puio-Parque-do-Douro-Internacional
Miradouro da Fraga do Puio (Picote)

O Miradouro da Fraga do Puio, ou Miradouro de Picote, é um dos ex-libris da região. O lugar oferece um autêntica varanda para as mais belas escarpas sobre o Douro. Este miradouro fica na aldeia de Picote, um dos poucos lugares onde ainda se fala em mirandês, a segunda língua oficial do nosso país. O miradouro foi recentemente renovado e tem agora uma plataforma de vidro e madeira, que oferece excelentes paisagens. Foi um dos meus miradouros preferidos e este é um daqueles que não pode mesmo perder.

Coordenadas GPS – 41°23’50.8″N 6°22’02.8″W

Miradouro de Castrilhouço

Miradouro-de-Castrilhouço-Parque-Natural-do-Douro-Internacional
Miradouro do Castrilhouço

O Miradouro de Castrilhouço é um dos mais escondidos do Parque Natural. Este fica a sensivelmente 2 km da aldeia de Vale de Águia e os acessos são feitos através de uma estrada em terra batida. O miradouro fica junto ao Castro de Castrilhouço, onde existe também um parque de merendas. Vale dizer que este miradouro não está sinalizado e que, por isso, deves ter cuidado para não cair, especialmente se fores com crianças.

Coordenadas GPS – 41°30’58.2″N 6°15’36.3″W

Miradouro de S. João das Arribas

Miradouro-de-S.-João-das-Arribas-Parque-Natural-do-Douro-Internacional
Miradouro de S. João das Arribas

O Miradouro de S. João das Arribas é um dos mais bonitos do Parque Natural e é daqueles que não deves mesmo perder. Este situa-se perto da Aldeia Nova e o acesso faz-se por uma estrada de terra batida. O miradouro fica junto à Capela de S. João e a um castro da Idade do Ferro. Este é um dos miradouros mais concorridos, já que o acesso é muito fácil.

Coordenadas GPS – 41°32’24.2″N 6°13’22.3″W

Outros miradouros que não tive oportunidade de visitar

  • Miradouro da Penha das Torres
  • Miradouro da Freixiosa
  • Miradouro da Cerca
  • Miradouro de Picões
  • Miradouro da Fraga de Calço

Onde pernoitar no Parque Natural do Douro Internacional

Freixo-de-Espada-à-Cinta
Freixo de Espada à Cinta
Freixo-de-Espada-à-Cinta-Freixo-Douro-Superior.
Hotel Douro Freixo Superior

As melhores zonas para pernoitar numa visita ao Parque Natural do Douro Internacional são Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta. Uma boa opção pode ser repartir as pernoitas em ambas as zonas, para não ter de voltar para trás no fim do dia. Eu fiquei 3 noites em Freixo de Espada à Cinta, no Hotel Freixo Douro Superior, uma vez que conjuguei a visita ao Parque com o trilho da Rota dos Túneis.

Onde comer no Parque Natural do Douro Internacional

Deixo-te a recomendação de dois restaurantes que experimentei e que gostei muito, e por isso recomendo. São eles o Restaurante Cinta d’Ouro, em Freixo de Espada à Cinta e o Restaurante São Pedro, em Miranda do Douro.

Outros artigos que te podem interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top