Em qualquer viagem que faças, é essencial levar contigo uma farmácia de viagem. Nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer e, por isso, mais vale estar prevenido. Claro que os medicamentos que deves levar dependem sempre do destino para onde vais viajar. Há alguns medicamentos, como por exemplo um anti-malárico, que só faz sentido para algumas viagens. No entanto, preparei-te uma lista detalhada dos medicamentos que costumo incluir na minha farmácia de viagem e que te recomendo a incluir também na tua.
Vamos lá?
A lista de medicamentos que deves levar na tua farmácia de viagem:
- Próbióticos: Em alguns países, as condições de higiene não são as melhores, o que pode originar diarreia ou intoxicações alimentares. Por isso, leva sempre um probiótico para te ajudar a repor a flora intestinal (ex: UL-250)
- Antidiarrético: Uma vez que a diarreia pode ser uma realidade, mais vale levar também um antidiarrético, para parar a diarreia quando for necessário (ex: Imodium)
- Soro de reidratação oral: É essencial incluir soro em pó na tua farmácia de viagem. Em caso de gastroetrite, intoxicação alimentar ou até mesmo diarreia, vais precisar de repor eletrólitos. Este soro está disponível em saquetas, e basa dissolver numa determinada quantidade de água e tomar (Ex: Dioralyte);
- Anti-pirético e analgésico: Para tratar dores e febres altas (ex: paracetamol);
- Anti-inflamatório: Para tratar possível inflamações (ex: brufen);
- Antibiótico: Convêm sempre incluir um antibiótico na tua farmácia de viagem. Em caso de infeção bacteriana, esta pode ser a tua salvação (ex: azitromicina);
- Antiemético: É essencial para tratar náuseas e vómitos, e também para pessoas que enjoam com facilidade em viagens de carro e/ou barco (ex: metaclopramida, vomidrine);
- Anti-histamínico: Este é um clássico, que vale sempre a pena levar também. Nunca se sabe quando é que as alergias vão bater à porta (ex: zyrtex)
- Inibidor da bomba de protões: Para facilitar a azia e digestões difíceis, não há nada como um inibidor da produção de suco gástrico (ex: omeprazol)
- Repelente de insetos: em especial se viajares para países tropicais, com prevalência de dengue, malária, ou outras doenças transmitidas por mosquitos (ex: previpiq)
- Anti-histamíncio em pomada: para tratar picadas de mosquito ou alergias cutâneas, não há nada como anti-histamínico em pomada (ex: fenistil)
- Pomada com cortisona: pode ser útil para feridas que possam infecionar ou até para picadas de mosquito que originaram ferida. Para mim, foi útil quando fui queimada por uma alforreca nas Filipinas (ex: locoid)
- Tiger Balm: este bálsamo é muito vendido no Sudeste Asiático e é muito útil para aliviar picadas de mosquito, mas também outro tipo de alergias cutâneas.
- Anti-malárico: caso vás viajar para um destino com prevalência de malária, pode ser necessário fazer profilaxia para esta doença (ex: malarone)
- Termómetro: não custa nada levar, e pode dar jeito para verificar se há febre;
- Protetor Solar: essencial para qualquer destino, já que o sol ainda chega a todo o lado;
- Pensos rápidos: para pequenas feridas ou cortes;
- Desinfetante: essencial para desinfetar as mãos.
- Anti-contracetivos: se for necessário
- Medicação crónica: aqui inclui-se toda a medicação que já tomes regularmente e que, portanto, tenhas de levar contigo. Leva sempre a mais do que aquilo que vais precisar.
É mesmo necessário levar uma farmácia de viagem? A minha experiência
Bem, por onde devo começar?! Já não te sei dizer quantas vezes é que a farmácia de viagem “me salvou a vida”.
Na última viagem que fiz, às Filipinas, tive de recorrer várias vezes aos meus medicamentos. Logo no segundo dia fui queimada por uma alforreca e o Locoid foi milagroso.
Uns dias depois tivemos uma intoxicação alimentar e foi essencial tomar probióticos, soros de reidratação oral e antieméticos. A nossa intoxicação foi tão forte que, se não tivesse tão bem preparada em termos de farmácia de viagem, teria de certeza que recorrer ao hospital.
Em Bali também sofri uma virose e tive de ficar de cama, a beber soro e água, durante alguns dias.
Os mosquitos, esses, estão em todo o lado para onde viajo e sou sempre vítima destes demónios voadores.
Não te esqueças de fazer a Consulta do Viajante
Tudo o que te expliquei acima aprendi nas várias Consultas do Viajante que fui fazendo ao longo das minhas viagens. E a prescrição para todos estes medicamentos é feita nesta mesma consulta.
É muito importante fazer a Consulta do Viajante não só por causa da medicação, mas também para conheceres outros perigos existentes no país para onde vais e saber o que fazer em cada situação.
É aqui que vais tomar as vacinas que precisas e ter a prescrição de vários medicamentos para levar contigo em caso de necessidade.
Se fizeres a tua consulta na Consulta do Viajante Online com o código GIRL5 ganhas 5% de desconto.
Se quiseres saber mais sobre como funciona e onde marcar a Consulta do Viajante, espreita este artigo:
Faz um bom seguro de viagem
Fazer um seguro de viagem é essencial para qualquer viagem que faças, em especial quando viajares para destinos internacionais, onde o acesso a condições de saúde nem sempre são os melhores. Além disso, lembra-te que um seguro de viagem não serve apenas para imprevistos de saúde, mas também para muitas outras coisas como cancelamentos de viagem, perdas de bagagem, roubos, entre outros.
Eu viajo sempre com os seguros da IATI, mas felizmente nunca tive de o ativar.
Se fizeres o teu seguro de viagem através deste link da IATI podes usufruir de um desconto de 5%.
Se quiseres saber mais sobre como funcionam os seguros de viagem e como escolher o seguro ideal para ti, vê este artigo:
Se gostas do meu conteúdo, apoia este projeto
O trabalho que desenvolvo aqui requer muita dedicação e empenho da minha parte. O teu apoio é essencial para conseguir tornar este blog rentável e produzir conteúdo de qualidade, sem ter de recorrer a anúncios de publicidade.
Podes fazê-lo de diferentes formas:
- Vê a minha loja e compra um dos meus livros de viagem;
- Explora os meus Guias de Viagem e planeia a tua próxima aventura;
- Utiliza um dos meus links de afiliados nas tuas próximas viagens. Sempre que usares estes links, eu recebo uma pequena comissão e é uma boa forma para me apoiar;
- Usa este link da IATI para fazer o teu próximo seguro de viagem com direito a 5% de desconto;
- Utiliza o cupão GIRL5 para teres 5% de desconto na Consulta do Viajante Online;
- Reserva os teus alojamentos através deste link da Booking;
- Marca as tuas próximas experiências com este link da Get Your Guide;
- Se nada disto te interessar, e que tal ofereceres-me um café?