Deserto Branco – tudo o que precisas de saber para visitar

Deserto Branco, no Egito, uma maravilha da natureza
Deserto Branco, no Egito, uma maravilha da natureza

O Deserto Branco fica no Egito e é um dos lugares mais fascinantes que podes conhecer neste país. Fica num local remoto, pouco procurado pelas massas turísticas que dão preferência aos cruzeiros que serpenteiam o Nilo. Para mim, visitar o Deserto Branco e o Deserto Negro foram os pontos altos da minha viagem ao Egito. Não é um deserto qualquer, e as imagens falam por si! As rochas calcárias brancas conferem uma beleza indescritível a um ambiente que já é, por si, admirável. Neste artigo vou explicar-te como podes visitar o Deserto Branco de forma simples e segura. Não deixes de incluir este destino no teu roteiro, não te vais arrepender!

Egito – um país de desertos e oásis 🇪🇬

O Egito tem 4 oásis baharyia
O Egito tem quatro oásis – Siwa, Baharyia, Farafra e Kharga
oásis de baharyia deserto branco egito
O Deserto Branco fica no oásis de Baharyia

O Egito possui três grandes desertos – o deserto ocidental, que fica do lado esquerdo do Nilo, o deserto oriental, que fica do lado direito do Nilo, e o deserto do Sinai, que se situa na península com o mesmo nome. Estas zonas são inóspitas e praticamente desabitadas, já que as povoações se desenvolveram em torno do Nilo, onde as terras eram férteis. Mas, no meio do deserto há sempre um paraíso – os oásis.

O Egito conta com 4 oásis bastante conhecidos, todos eles localizados no deserto ocidental, que corresponde ao deserto do Sahara – o oásis de Siwa, Bahariya, Farafra e Kharga. O mais conhecido, e aquele que mais turistas recebe, é o oásis de Bahariya, devido à sua proximidade com o Deserto Negro e o Deserto Branco. Ambos são desertos rochosos e apresentam esculturas naturais fascinantes, resultantes da ação erosiva.

🤷‍♀️ Qual é a melhor forma para visitar o Deserto Branco?

reservamos um tour para fazer o deserto branco
O jipe 4×4 que nos levou a explorar o Deserto
o nosso guia
O Guia que nos acompanhou nesta aventura, o Mahmud

A única forma para conhecer esta região é a partir de um tour. Existem várias agências que organizam tours desde o Cairo com transporte incluído.

Também podes fazer a viagem entre o Cairo e Bahariya de forma independente, existem minivans que fazem esse trajeto. Mas, uma vez em Bahariya, terás sempre de contratar um tour uma vez que é proibido andar fora de estrada (off roads) sem um jipe certificado e uma permissão.

💰 Onde posso contratar o tour para o Deserto Branco e quanto custa?

O famoso "cogumelo" do Deserto
O famoso “cogumelo” do Deserto
Nascer do sol no Deserto Branco
Nascer do sol no Deserto Branco

Existem várias empresas disponíveis, em sites como o Get Your Guide ou Viator. Eu fiz com a Ahmed Safari Camp e recomendo vivamente. Tive um serviço espetacular, o nosso guia foi fabuloso e fez de tudo para que tivéssemos uma ótima experiência.

Existem vários tipos de tours – para dois dias e uma noite, três dias e duas noites, entre outros. Eu optei pelo primeiro e paguei 1800 EGP, o equivalente a aprox. 96,00€ (mas atenção, depois de negociar).

Deixo-te aqui o número do Amir, a pessoa responsável por este lugar (+20 114 313 3000). Podes enviar-lhe mensagem por whatsapp e é só começar a negociar. Esta agência também organiza tours para outros oásis, caso te interesse.

Se tiveres dúvidas sobre como funciona o dinheiro no Egito, podes ver este artigo.

✅ O que é que está incluído no tour?

Pôr do sol no Deserto
Pôr do sol no Deserto
Os nossos aposentos para uma noite no Deserto
Os nossos aposentos para uma noite no Deserto

De uma forma geral, o tour inclui uma viagem de ida e volta para o Cairo (de carro ou minivan, depende do número de pessoas), três refeições (almoço, jantar e pequeno-almoço), um guia com jipe 4×4 e todos os “permits/ autorizações” que precisas para entrar nesta zona.

Mas tudo depende do que combinares com a agência. No meu caso, estava tudo incluído no preço final (1800 EGP). Quando negociares o tour confirma o que está incluído. Não tenhas problemas em bater com o pé se se fizerem de desentendidos contigo.

Se não te sentires confortável para “negociar”, podes sempre comprar o tour diretamente no site da Get Your Guide. O preço será sempre mais alto, mas é uma opção.

🏜️ O que esperar deste tour pelo Deserto Branco?

Algumas das paisagens que vais poder ver
Algumas das paisagens que vais poder ver

Para facilitar, vou fazer-te uma espécie de cronograma sobre os meus dois dias no Deserto Branco:

06h30 – Início do tour. Viagem do Cairo até Bahariya com motorista privado.

12h00 – Chegada a Bahariya. Aqui o motorista vai deixar-te no lodge da Ahmed Safari Camp. Vais ser recebido com um chá típico beduíno. Aqui alguém te vai explicar como é que funciona o tour e o que é que vais ver e fazer.

13h00 – Almoço no lodge em Bahariya.

14h00 – Início do Safari – É altura de conhecer o teu guia, meter as malas no jipe e começar a aventura. Ao longo da tarde vais fazer várias paragens.

15h00 – Paragem num extinto vulcão no Deserto Negro.

16h00 – Entre o Deserto Negro e o Deserto Branco vais fazer várias paragens – nas Divided Mountais (Gabal el Marsos), Crystal Mountain e ainda vais poder fazer sky nas areias do deserto.

17h00 – Chegada ao Deserto Branco – Aqui vais fazer algumas paragens, em locais onde a paisagem ou as rochas são mais bonitas, uma delas é a Chicken & Mushroom, a mais conhecida. No final podes ainda assistir ao pôr do sol. Atenção, é provável que seja um dos mais belos que já viste.

19h00 – Chegada ao acampamento. Agora sim, podes descansar e aproveitar o resto do dia.

20h00 – Hora de jantar. A refeição é caseira e será preparada pelo teu guia. (Se fores vegetariano, avisa antecipadamente)

21h00 – Aproveita os últimos momentos do dia, em torno da fogueira, na companhia do guia e de um chá de menta.

06h00 – Hora de acordar. O nascer do sol espera-te lá fora e promete ser incrível! Depois do espetáculo de cores, delicia-te com o pequeno-almoço preparado pelo guia.

08h00 – É altura de deixar o Deserto Branco. Podes fazer mais uma ou outra paragem, mas depois regressaráss ao lodge, em Bahariya.

11h00 – Chegada a Bahariya. É altura de te despedires do teu guia e de seguir caminho, de regresso ao Cairo.

👉 Informações importantes:

  • As condições do acampamento são bastante simples. Inclui apenas uma uma tenda com colchões e sacos de cama.
  • A água é limitada e, por isso, não é possível tomar banho.
  • Não há casa de banho!

👕 O que levar vestido?

O Deserto Negro
Deserto Negro
Rochas erosivas de calcário
Uma das formações rochosas mais engraçada

O ideal é levar uma roupa prática e confortável. Durante o dia o tempo está bastante quente, mas à noite a temperatura cai e pode fazer bastante frio. Recomendo levar roupa fresca para usar durante o dia e roupa quente para a noite.

Os oásis do Egito, incluindo o de Baharyia, são as zonas mais conservadoras do Egito, no que toca ao islamismo. É quase impossível ver mulheres na rua e, aquelas que vês, estão totalmente cobertas com uma burka preta. Por este motivo, tenta ter alguma parcimónia com a roupa que escolheres levar. Eu levei umas calças largas e uma blusa larga e fresca e senti-me sempre respeitada.

🍲 É necessário levar comida?

O nosso jantar no Deserto Branco
O nosso jantar no Deserto Branco

O tour inclui três refeições, pelo que não achei necessário levar comida. Porém, podes sempre levar alguns snacks, caso precises. Leva muitas garrafas de água, porque não vais parar em lado nenhum durante todo o tour (afinal, estás no meio do deserto!).

📅 É possível visitar o Deserto Branco durante todo o ano?

nascer do sol no deserto branco
Nascer do sol no Deserto Branco

Na altura do Verão (de Junho a Setembro) não é aconselhável fazer este tour e a maioria das agências nem sequer organiza viagens. As temperaturas são bastante altas e chegam a atingir os 50°C, pelo que é desaconselhável visitar o Deserto Branco nestas condições.

✋ Não te esqueças de fazer um Seguro de Viagem

Seguro de Viagem IATI 2
Seguro de viagem IATI

Se vais viajar para o Egito, é imprescindível fazer um seguro de viagem. Os acidentes podem acontecer a qualquer um, mas não precisam de estragar a tua viagem. Com um seguro adequado para o teu tipo de viagem, estás protegido para uma série de contratempos como roubos, perda de malas, atraso de voos, problemas de saúde, cancelamento devido à COVID-19, entre muitos outros. Podes consultar aqui as vantagens do seguro de saúde IATI.

Se utilizares este link, tens 5% de desconto no teu Seguro de Viagem. Esta é uma boa forma de apoiares o meu projeto, uma vez que eu recebo uma pequena comissão ❤️

Estás a planear uma viagem ao Egito? 🇪🇬

guia egito
Guia de Viagem Egito

Este Guia de Viagem, no formato de e-book, inclui toda a informação necessária para organizares uma viagem ao Egito de forma independente. Aqui vais poder encontrar a informação necessária para planeares a tua viagem (qual a melhor forma de chegar ao país, que meios de transporte utilizar, em que tipos de alojamento ficar). Inclui ainda roteiros específicos para visitares os melhores destinos do Egito (Cairo, Luxor, Aswan, Hurghada, Deserto Branco, Alexandria Monte Sinai) e três sugestões de itinerário para vários dias (10, 14 e 21 dias).

Outros artigos que te podem interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top