Consulta do Viajante – o que é e para que serve?

Consulta do Viajante
Consulta do Viajante

Viajar é um dos maiores prazeres da vida e, para mim, é mais do que uma paixão. É uma necessidade e, em parte, é aquilo que faz a minha vida valer a pena. Porém, para que uma viagem corra na perfeição, é necessário ter alguns cuidados e precauções. E por isso, nunca viajo sem fazer a Consulta do Viajante. Para mim, é essencial conhecer os riscos de saúde do destino para onde vou viajar e tomar as devidas precauções. Por vezes, há vacinas que são obrigatórias para determinados países, há surtos epidémicos que acontecem todos os dias, em diferentes pontos do mundo, e há cuidados básicos que devemos ter em atenção. Todas estas informações podem ser obtidas através da Consulta do Viajante. E para te explicar direitinho o que é esta consulta e para que é que serve, escrevi este artigo detalhado.

Vamos lá?

❓ O que é a Consulta do Viajante?

O que é a Consulta do Viajante e para que serve?
O que é a Consulta do Viajante e para que serve?

Tal como o nome indica, a Consulta do Viajante é um serviço de consulta médica especializado para quem vai viajar. É aconselhável realizar a Consulta do Viajante sempre que viajares para destinos internacionais. Cada destino tem os seus próprios riscos de saúde, que dependem de fatores como o clima, a altitude, a exposição a insetos e animais, a disponibilidade de cuidados médicos e até os padrões de higiene. No entanto, há alguns destinos que são considerados de maior risco e, portanto, é altamente recomendado fazer a Consulta do Viajante antes da viagem.

Alguns exemplos incluem:

  • Países com alta incidência de doenças infeciosas, como malária, febre amarela, dengue, zika e outras doenças transmitidas por mosquitos, como na maioria dos países da África Subsaariana, América Latina e alguns países da Ásia;
  • Países com falta de acesso a cuidados médicos adequados, como países em desenvolvimento e/ou com conflitos armados;
  • Países com condições climáticas extremas, com regiões muito frias ou muito quentes; ou ainda a altitudes elevadas, como os Himalaias ou a Cordilheira dos Andes.

Além disso, alguns países exigem um Certificado de Vacinação Internacional ou outros documentos de saúde, para entrar no país. É, por isso, importante conhecer os requisitos necessários e ter em conta todas as recomendações.

🤷‍♀️ Para que serve a Consulta do Viajante?

Para que serve a consulta do Viajante? 2
Mercado de frutas e legumes no Myanmar
Depois de um almoço numa casa da família no Laos
Depois de um almoço numa casa da família no Laos

A Consulta do Viajante tem como objetivo fornecer informações e recomendações de saúde para aqueles que vão realizar uma viagem internacional. Estas recomendações dependem de vários aspetos, como o teu historial clínico, o destino da tua viagem e até a duração da própria viagem.

Por exemplo, uma viagem de 10 dias no México, em que vais passar a maior parte do tempo num hotel, é bem diferente de uma viagem de 1 mês no mesmo país, onde vais apanhar transportes públicos, acampar e até fazer refeições em sítios mais baratos. Apesar de o destino ser o mesmo, o tipo de viagem é completamente diferente e, por isso, os riscos de saúde aos quais estás exposto, são também diferentes.

💉 Vacinas:

De acordo com todos estes fatores, o médico pode aconselhar-te a tomar uma, ou várias, vacinas, de acordo com as doenças prevalecentes no país de destino. Por vezes, pode até existir um surto epidémico, num país que até é relativamente tranquilo, e isso é algo a ter em consideração. Ou seja, viajar para as Filipinas numa altura em que está a haver um surto, por exemplo de raiva, é diferente de viajar para as Filipinas numa altura em que a doença está controlada.

Algumas das vacinas recomendadas incluem a Vacina da Febre Amarela, Febre Tifóide, Encefalite Japonesa, Doença Meningocócica, entre outras.

Alguns países exigem que os seus visitantes tenham uma determinada vacina para entrar no país. Nestes casos, necessitas de ter o Certificado de Vacinação Internacional com as vacinas em dia. Vais precisar de o apresentar quando deres entrada no país.

💊 Medicação:

Além disso, durante a Consulta do Viajante, o médico pode prescrever-te uma série de medicamentos que podem ser úteis na tua viagem e até prevenir algumas situações mais complicadas. Intoxicações alimentares e diarreias são talvez o risco que os viajantes mais correm, e dá jeito levar a medicação necessária e as devidas instruções sobre o que fazer.

Por exemplo, em alguns casos uma diarreia pode advir de uma refeição que te caiu mal, mas também pode ser proveniente de uma infeção. E aqui temos dois casos diferentes em que a medicação a tomar é diferente. Durante a Consulta do Viajante, o médico vai explicar-te as diferenças e dizer-te o que deves fazer em cada uma das situações. Alergias são outro problema bastante comum, enjoos são outra dor de cabeça, enfim. Cada viagem tem as suas especificadas e para cada uma há uma “farmácia de viagem” específica.

✅ Recomendações:

Além de tudo isto, na Consulta do Viajante vais também receber recomendações sobre o que fazer e o que não fazer, como por exemplo:

  • Beber água SEMPRE engarrafada (até para lavar os dentes);
  • Não beber bebidas com gelo (não sabes de onde veio este gelo);
  • Evitar saladas e comidas cruas;
  • Evitar frutas já descascadas;
  • E por aí fora.

Por todas estas razões, é fundamental realizar a Consulta do Viajante.

📋 O que é o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP)?

O CVIP é exigido em alguns países.jpg
O CVIP é exigido em alguns países.jpg

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova que uma pessoa recebeu uma ou mais vacinas. O CIVP é um documento reconhecido internacionalmente e é emitido por autoridade de saúde pública (em Portugal no Centro de Saúde ou Centro de Vacinação Internacional).

Nem todas as vacinas que tomas estão, necessariamente, no Certificado de Vacinação Internacional. Aqui constam apenas as vacinas que são obrigatórias para entrar em determinados países, como por exemplo a Vacina da Febre Amarela.

🏥 Onde posso fazer a Consulta do Viajante?

As intoxicações alimentares são um dos problemas dos viajantes
As intoxicações alimentares são o problemas mais comum em viagem
É importante seguir uma série de recomendações no que toca à alimentação
É importante seguir uma série de recomendações no que toca à alimentação

Em Portugal, a Consulta do Viajante pode ser feita de duas formas – ou através do Sistema Nacional de Saúde (SNS) ou através do privado.

Pelo SNS tens de agendar uma consulta no Centro de Vacinação Internacional mais próximo da tua zona de residência. Há vários Centros de Vacinação espalhados pelo país, e podes consultar a lista aqui. Geralmente, e dependendo da zona onde vives, pode ser difícil agendar consulta. Por isso, recomendo-te agendar com o máximo de antecedência possível, para que ainda tenhas tempo de tomar as vacinas, se necessário, antes da viagem. Eu normalmente faço a consulta 3 meses antes da viagem, e faço a marcação 6 meses antes. Este serviço é gratuito, mas algumas vacinas são pagas.

No privado já não tens o problema da lista de espera. Há várias opções disponíveis e, geralmente, consegues agendar uma consulta para uns dias depois. Atualmente há Consultas do Viajante Online, onde podes realizar a consulta de uma forma mais rápida, fácil e confortável. Deixo-te aqui uma sugestão, a Consulta do Viajante Online. Já acompanho o trabalho da Andreia há algum tempo e tenho a certeza de que ela é profissional naquilo que faz.

Neste caso, se tiveres de levar alguma vacina, terás de te deslocar a um Centro de Vacinação para fazer a administração.

📆  Com que antecedência devo marcar a Consulta do Viajante?

Com que antecedência marcar a consulta do viajante?
Com que antecedência marcar a consulta do viajante?

Bem, como expliquei acima, a antecedência depende se vais recorrer ao privado ou ao público. Todavia, recomendo-te a agendar a consulta para, pelo menos, 3 meses antes da viagem. Isto porque há vacinas que requerem mais do que uma dose, e cada dose tem de ser administrada com um determinado espaçamento de tempo entre elas. Deste modo, garantes que tens tempo suficiente para tomar todas os cuidados de saúde necessários.

❤️ Se gostas do meu conteúdo, apoia este projeto:

O trabalho que desenvolvo aqui requer muita dedicação e empenho da minha parte. O teu apoio é essencial para conseguir tornar este blog rentável e produzir conteúdo de qualidade, sem ter de recorrer a anúncios de publicidade.

Podes fazê-lo de diferentes formas:

  • Vê a minha loja e inspira-te com um dos meus livros de viagem 📕
  • Explora os meus Guias de Viagem e planeia a tua próxima aventura 🗺️
  • Utiliza um dos meus links de afiliados nas tuas próximas viagens. Sempre que usares estes links, eu recebo uma pequena comissão 😊
  • Se nada disto te interessar, e que tal ofereceres-me um café ?

Outros artigos que te podem interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top