Como chegar a Machu Picchu – Parte 2

Machu Picchu Como chegar Peru
Como chegar a Machu Picchu, no Peru

Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo e é um local mágico para qualquer viajante. É a principal atração do Peru e um dos locais mais visitados em todo o mundo. Um destino que não pode faltar em qualquer roteiro pelo país. Mas chegar a Machu Picchu não é relativamente fácil. A Cidade Perdida dos Incas fica no topo de uma montanha junto à povoação de Aguas Calientes, apenas acessível por comboio desde Cusco. Neste artigo vou mostrar-te como chegar a Machu Picchu desde Aguas Calientes, com todas as informações e dicas necessárias. Vamos lá?

🤷‍♀️ Como chegar a Machu Picchu

Opções possíveis para chegar a Machu Picchu
Opções possíveis para chegar a Machu Picchu

A viagem até Machu Picchu implica uma longa jornada, que pode ser dividida em duas partes – a primeira inclui o trajeto desde Cusco, ou Ollantaytambo, até à povoação de Aguas Calientes. Já em Aguas Calientes terás então de subir a montanha até ao complexo arqueológico de Machu Picchu. Para ambos os trajetos, há várias opções para todos os preços e gostos.

No artigo anterior, Como chegar a Machu Picchu – parte 1, apresento-te com maior detalhe todas as opções disponíveis para chegar a Aguas Calientes desde Cusco, bem como todas as informações relativas a agências de trekkings, bilhetes de comboio, etc.

Neste artigo, vou mostrar-te como podes chegar a Machu Picchu desde Aguas Calientes.

⛰️ Como chegar a Machu Picchu – De Aguas Calientes a Machu Picchu

A pequena cidade de Aguas Calientes
A pequena cidade de Aguas Calientes
Eu optei pela terceira opção e fiz a caminhada junto à linha de comboio
Eu optei pela terceira opção e fiz a caminhada junto à linha de comboio

O complexo arqueológico de Machu Picchu fica no topo da montanha com o mesmo nome, enquanto que Aguas Calientes fica na encosta da montanha. Posto isto, terás de subir a montanha, num trajeto de cerca de 10 km.

Existem duas formas de o fazer:

🚌 De Aguas Calientes a Machu Picchu – Autocarro

autocarro para ir de aguas calientes a machu picchu
Autocarro que liga Aguas Calientes a Machu Picchu
Como chegar a Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas
Como chegar a Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas

É a forma mais simples e a mais utilizada. Desde as 5h da manhã que há diversos autocarros a fazer a ligação entre Aguas Calientes e Machu Picchu. Não há horários fixos, os autocarros saem quando estão cheios, mas estão sempre a sair. Todos pertencem à empresa Consettur Machu Picchu.

Não vale a pena comprar os bilhetes com antecedência, podes comprar diretamente em Aguas Calientes, na Av. Hermanos Ayar S/N, antes das Puente Ruinas.

O bilhete custa 24 USD se for ida e volta ou 12 USD se for só uma direção. É melhor comprar no dia anterior, para não perder tempo de manhã. Para o comprar, tens de apresentar o passaporte”

Normalmente formam-se longas filas, para quem pretende visitar o complexo às 6h da manhã. Ainda assim, como estão sempre a sair autocarros, não vale a pena acordar super cedo para ficar na fila. A viagem dura 25 minutos e deixa-te mesmo na entrada. Não há autocarros nem lugares reservados, podes apanhar qualquer um.

🥾 De Aguas Calientes a Machu Picchu – A Pé

Eu optei pela terceira opção e fiz a caminhada junto à linha de comboio
Eu optei pela terceira opção e fiz a caminhada junto à linha de comboio
Caminho Inca ou Inca Trail
Alguns dos amigos que poderás encontrar pelo caminho

Existe também a opção de fazer o percurso a pé, por uma íngreme escadaria. A subida leva no mínimo 2 horas pelo que, se visitares o complexo às 6h da manhã, terás de iniciar a caminhada às 4h (não te esqueças de levar uma lanterna frontal). A descida é mais fácil e leva pouco mais de 1 hora.

🙋‍♀️ A minha experiência

Caminho Inca ou Inca Trail

Eu queria muito visitar o complexo às 6h da manhã, para ter a experiência de assistir ao nascer do sol neste local mágico. E recomendo muito. Assistir aos primeiros raios de sol a recair sobre as ruínas incas, misturado com a névoa da manhã e o frio que se faziam sentir, foi sem dúvida um momento muito especial, que marcou esta viagem.

Assim, decidimos apanhar o autocarro por volta das 5h da manhã. Saímos do nosso alojamento às 4h45 e às 5h já havia uma longa fila de espera, mas também já lá estavam vários autocarros prontos a encher. No final de contas acabamos por esperar menos de 10 minutos e chegamos à entrada do complexo ainda antes das 6h da manhã. Para regressar optamos pelo trilho. O nosso comboio para Cusco era só no final do dia e por isso tínhamos tempo suficiente para fazer a caminhada nas calmas.

✋ Não te esqueças de fazer um seguro de viagem

Seguro de Viagem IATI 2
Seguro de viagem IATI

Se vais viajar para o Peru, é imprescindível fazer um seguro de viagem. Os acidentes podem acontecer a qualquer um, mas não precisam de estragar a tua viagem. Com um seguro adequado para o teu tipo de viagem, estás protegido para uma série de contratempos como roubos, perda de malas, atraso de voos, problemas de saúde, cancelamento devido à COVID-19, entre muitos outros. Podes consultar aqui as vantagens do seguro de saúde IATI.

Se utilizares este link, tens 5% de desconto no teu Seguro de Viagem. Esta é uma boa forma de apoiares o meu projeto, uma vez que eu recebo uma pequena comissão ❤️

Estás a planear uma viagem para o Peru? 🇵🇪

Guia de Viagem Peru
Guia de Viagem Peru

Neste Guia de Viagem vais encontrar toda a informação que precisas para organizar uma viagem de forma totalmente independente. Aqui tens informação prática sobre o país (segurança, visto, dinheiro, cuidados de saúde, etc) bem como tudo o que precisas de saber para planear a tua viagem (qual a melhor forma de chegar ao país, que meios de transporte utilizar, em que tipos de alojamento ficar). Inclui ainda roteiros específicos para visitares os principais destinos do Peru, bem como tuuudo o que precisas de saber para visitar os principais destinos do Peru.

👉 Outros artigos que te possam interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top