Caminho de Santiago de Compostela – Credencial de Peregrino

Credencial do Peregrino

O que é, para que serve, onde comprar e onde carimbar

A Credencial do Peregrino é um documento que comprova que estamos a realizar o Caminho de Santiago e que, portanto, nos identifica como peregrinos. Inicialmente, durante a Idade Média, os peregrinos utilizavam um documento de salvo-conduto para os identificar como Peregrinos de Santiago. Foi este documento deu mais tarde origem à atual Credencial do Peregrino.

Credencial do Peregrino

Neste artigo vou explicar para que é que efetivamente serve a Credencial do Peregrino, bem como onde é que se pode adquirir e em que locais a pode carimbar.

 
Para que serve a Credencial do Peregrino?

A credencial serve essencialmente para duas coisas – 1) aceder aos albergues públicos e 2) para conseguir “La Compostela”, um documento escrito em latim que comprova que realizamos o Caminho. Fora isso, é talvez a melhor recordação que podemos levar do caminho, uma vez que é única – não há duas credenciais iguais. Contudo, para conseguir a Compostela é preciso reunir duas condições: 1) ter feito, no mínimo 100 km a pé ou cavalo, ou 200 de bicicleta; e ter pelo menos dois carimbos por dia, de modo a confirmar que efetivamente passamos por todas as etapas.

 
 
Onde se pode obter a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino pode ser obtida na Sé de Lisboa ou do Porto, bem como ao longo do caminho, nas principais catedrais, em alguns albergues públicos e também nas Associações dos Caminhos de Santiago e Confrarias do Apóstolo Santiago.

Pode também comprar online, a partir deste site

Onde se pode carimbar a Credencial do Peregrino?

Os carimbos podem ser conseguidos em qualquer lado – albergues, hotéis, cafés, restaurantes, farmácias. Não há ponto de paragem que não tenha um carimbo para peregrinos, principalmente em Espanha.

 
 
Como se pode conseguir La Compostela?

Em Santiago de Compostela, perto da catedral, existe a Oficina do Peregrino. É aqui que levará o último carimbo, a confirmar a chegada a Santiago, bem como poderá obter o certificado, de forma gratuita. Desde 2014 que também é possível obter o Certificado de Distância Percorrida, um documento não religioso, que comprova a realização de determinados quilómetros num determinado número de dias. Este último tem um custo de 3,00€.

Neste momento a Oficina do Peregrino funciona a partir de um sistema de senhas. Primeiro precisa de se registar neste site que lhe atribuirá um número (https://oficinadelperegrino.com/peregrinacion/la-compostela/) (pode fazer-se o registo no dia anterior, para ganhar tempo). Mediante a apresentação deste número à entrada da Oficina, o segurança que lá está vai dar-lhe uma senha com um número e um QR code. Com esse QR code pode monitorizar o estado da fila (que geralmente é longa) enquanto vai dar uma volta ou beber um copo. É uma forma de evitar ajuntamentos e filas de espera.

La Compostela

A Oficina do Peregrino fica na Rúa das Carretas, 33, 15705, Santiago de Compostela.

Em Maio de 2021 a Oficina do Peregrino está a operar entre as 10h e as 18h.


Deixe um comentário