As principais atrações para visitar em Aswan, no Egito

as principais atrações para visitar em aswan
As principais atrações para visitar em Aswan, no Egito

Aswan, conhecida como a “Pérola do Nilo”, é a cidade mais a sul do Egito. O seu nome significa “mercado”, o que permite revelar a importância desta região para o comércio egípcio. A cidade delimita a região conhecida como Nubia, uma zona compreendida entre o sul do Egito e o norte do Sudão, cuja localização geográfica foi um ponto estratégico fulcral para o desenvolvimento do país – esta região funcionava como um corredor comercial que ligava o Egito ao restante continente africano. Por aquitransportavam-se pedras preciosas, metais, incensos e marfim. Atualmente os nubios habitam na zona do West Bank (lado esquerdo do rio) e nas várias ilhas que emergem do Nilo, sendo a mais famosa a Elephantine. Neste artigo vamos mergulhar na Pérola do Nilo e conhecer quais são as principais atrações para visitar em Aswan.

Vamos lá?

📸 As principais atrações para vistar em Aswan

🛕 Abu Simbel

Abu Simbel
Um dos maiores templos do Egito
o majestoso templo de abu simbel
Abu Simbel

O Templo de Abu Simbel é uma das mais grandiosas construções da civilização egípcia e um dos locais mais visitados do Egito. O templo, de tamanho absolutamente megalómano, foi construído por Ramsés II e tinha como objetivo demonstrar o quão extravagantes podiam ser os faraós no Antigo Egito. Abu Simbel fica no sul do Egito, próximo da fronteira com o Sudão e pode ser facilmente visitado desde Aswan.

Se quiseres saber como visitar Abu Simbel, deixo-te aqui um artigo.

🛕 Templo de Philae

Templo de Philae
Templo de Philae

Este templo, dedicado à deusa Ísis, fica na pequena ilha de Agilika, a sul de Aswan.

O Templo de Philae é conhecido por ser o último lugar onde foram escritos os últimos hieróglifos e o onde a religião egípcia antiga foi praticada pela última vez. Diz-se que era neste templo que Cleópatra vinha prestar homenagem à sua deusa.

Também este templo foi realocado, à semelhança de Abu Simbel, uma vez que a sua posição atual ficou submersa com a construção da barragem no Nilo.

🕜 O Templo de Philae pode ser visitado entre as 7h e as 16h

💰 O bilhete de entrada tem um custo de 180 EGP

🛑 Mas tem atenção:

Para visitar o Templo de Philae precisas primeiro de chegar à Marina de Aswan, onde poderás comprar o bilhete para o Templo de Philae e apanhar um barco até à ilha onde está o templo. A marina fica um pouco longe do centro da cidade, uma viagem de táxi até lá custa cerca de 100 EGP.

Mas o problema está no barco! Não há nenhum barco oficial a efetuar esta travessia e, por isso, as opções existentes são de barcos privados que, como tal, podem praticar o preço que quiserem. Todos eles pedem cerca de 200 EGP por pessoa para uma viagem que dura menos de 5 minutos. Podes sempre tentar negociar, mas possivelmente não vais conseguir baixar muito o preço porque eles sabem que as pessoas que lá chegam já têm o bilhete comprado e, portanto, estão comprometidas. Fica a nota – se quiseres visitar o Templo de Philae conta gastar pelo menos 400 EGP.

🏘️ Explorar as Aldeia Nubias

Povo Nubio
Povo Nubio
a nubia onde vivem os nubios
Ilha Elephantine

Uma das coisas que não pode faltar numa visita a Aswan é passear pelas aldeias nubias e conhecer a sua cultura. O povo nubio constituiu uma das civilizações mais antigas do mundo e foi nesta região que se encontraram os primeiros esqueletos do ser humano.

Estas aldeias são auto-governadas – cada aldeia tem um chefe, responsável por cuidar da aldeia e manter a segurança dos seus habitantes. A polícia egípcia não entra nas aldeias nubias.

Os nubios eram originalmente cristãos, mas com a islamização foram obrigados a mudar para a religião muçulmana. Contudo, estes não são tão restritos quanto os egípcios – é muito comum ver nubios a beber álcool nos cafés e mulheres sem hijab.

Café na Ilha Elephantine
Café na Ilha Elephantine
Ilha Elephantine
Ilha Elephantine

Se pernoitares na ilha Elephantine, reserva uma tarde para percorrer a ilha e conhecer a cultura do povo nubio. Nesta ilha há duas aldeias nubiasKoti e Siou. Não há melhor forma de conhecer uma cultura do que interagindo com os locais, por isso sugiro que pares num café, relaxes e metas conversa com os locais. Se tiveres coragem, pergunta-lhes pelos crocodilos e vês o que acontece 🤭 Na ilha podes ainda visitar o Museu de Aswan, bem como umas ruínas dos Templos Khnum e Satet.

As aldeias estão espalhadas pelas ilhas do Nilo e algumas estão no West Bank. Por isso para as visitares terás de procurar um motorista de barco nas margens do Nilo e tentar fechar um preço para conhecer mais algumas aldeias. A ilha de Sehel é também muito procurada por turistas, apesar de ser mais pequena.

👉 Dica: Aproveita para ver o pôr do sol no Ibiza Cafe, na ilha Elephantine. Eles têm um spot incrível, em frente ao Nilo, para assistir ao espetáculo de cores. Um chá egípcio e uma shisha completam o cenário perfeito para terminar o dia.

Visitar o Museu Nubio

Museu nubio
Museu Nubio
Por do sol em aswan
Pôr do sol em Aswan

Para completar a senda pela cultura nubia nada melhor do que uma paragem no Museu Nubio. Este museu conta a história deste povo desde a pré-história, passando pelo período dos faraós, à época do cristianismo e posterior islamização. Termina com a construção da primeira barragem do Nilo, que deixou grande parte das aldeias núbias submersas. A maioria das aldeias acabaram por ser transferidas para as margens do Nilo e para as ilhas, onde ainda hoje permanecem.

O Museu Nubio fica no East Bank e, por isso, tens de apanhar um ferry desde a ilha Elephantine.

🕜 Pode ser visitado entre as 9h e as 16h

💰 A entrada tem um custo de 140 EGP

🥦 Mercado de Aswan

As cores do mercado de aswan
As cores do Mercado de Aswan
Mercado de Aswan
Mercado de Aswan

Já no East Bank fica o Mercado de Aswan, bem como uma excelente oportunidade para te aprofundares na cultura egípcia. Ao contrário da maioria dos mercados, este não é turístico. Aqui vais encontrar todo o tipo de frutas e legumes, talhos improvisados, padarias, queijarias a céu aberto e até especiarias. Passear por este mercado é estar um pouco mais próximo da realidade desta população. Poder ver de que maneira é que estas vivem e como é que se comportam é uma experiência cultural extraordinária. Aproveita para comprar fruta fresca, nem sempre é fácil de encontrar no Egito.

🏗️ Obelisco inacabado

No East Bank de Aswan podes também visitar o obelisco inacabado. Este é o maior obelisco construído durante o Egito Antigo e, se tivesse sido concluído, teria atingido 42 metros de altura. O atual maior obelisco do Egito está no Templo de Karnak e tem 27 metros. Porém, é só um obelisco deitado, pelo que não é uma atração imperdível.

🕜 Pode ser visitado entre as 8h e as 17h

💰 A entrada tem um custo de 80 EGP

👑 Vale dos Nobres

Vale dos Nobres Aswan
Vale dos Nobres

No West Bank da cidade fica o Vale dos Nobres e, tal como o nome sugere, era o local onde os nobres do Antigo Egito eram sepultados. Esta necrópole, também conhecida como Qubbet el Hawa, conta com vários túmulos dispostos ao longo de uma colina.

À semelhança do Vale dos Reis em Luxor, só alguns túmulos estão abertos ao público, num sistema rotativo. O túmulo mais impressionante é de Sarenput II. Além das cores e dos ornamentos, está aqui exposto os ossos do filho do antigo rei da Núbia.

Pode ser visitado entre as 8h e as 17h no Verão e entre as 8h e as 16h no inverno.

A entrada tem um custo de 30 EGP.

👉 Dica: O mais interessante deste local não são propriamente os túmulos mas sim a paisagem extraordinária que se tem, do topo da colina, para o Nilo e toda a cidade de Aswan. Recomendo vivamente que subas esta colina no final da tarde e que aprecies o por do sol lá de cima. Pode ser cansativo, mas vai valer a pena.

⛵ Passeio de Felucca pelo rio Nilo

Passeio de felucca no rio Nilo
Passeio de felucca no rio Nilo

Se não tiveste oportunidade para fazer uma viagem de felucca em Luxor, então tens de a fazer em Aswan. Podes combinar um preço para visitar algumas ilhas e, ao mesmo tempo, aproveitas para assistir ao pôr do sol em pleno Nilo.

🌼 Passear pelo Jardim Botânico

Jardim botânico de Aswan
Jardim botânico de Aswan

O Jardim Botânico fica numa das pequenas ilhas do Nilo. Tem 6,8 hectares e foi projetado pelo Lord britânico Kitchener. Nesta ilha podes encontrar plantas e árvores importadas de todo o mundo, incluindo da Índia e Malásia. É um local calmo e relaxado, ótimo para um pequeno passeio.

💰 A entrada tem um custo de 20 EGP.

✋ Não te esqueças de fazer um Seguro de Viagem

Seguro de Viagem IATI

Se vais viajar para o Egito, é imprescindível fazer um seguro de viagem. Os acidentes podem acontecer a qualquer um, mas não precisam de estragar a tua viagem. Com um seguro adequado para o teu tipo de viagem, estás protegido para uma série de contratempos como roubos, perda de malas, atraso de voos, problemas de saúde, cancelamento devido à COVID-19, entre muitos outros. Podes consultar aqui as vantagens do seguro de saúde IATI.

Se utilizares este link, tens 5% de desconto no teu Seguro de Viagem. Esta é uma boa forma de apoiares o meu projeto, uma vez que eu recebo uma pequena comissão ❤️

Estás a planear uma viagem ao Egito? 🇪🇬

Este Guia de Viagem, no formato de e-book, inclui toda a informação necessária para organizares uma viagem ao Egito de forma independente. Aqui vais poder encontrar a informação necessária para planeares a tua viagem (qual a melhor forma de chegar ao país, que meios de transporte utilizar, em que tipos de alojamento ficar).

Inclui ainda roteiros específicos para visitares os melhores destinos do Egito (Cairo, Luxor, Aswan, Hurghada, Deserto Branco, Alexandria Monte Sinai) e três sugestões de itinerário para vários dias (10, 14 e 21 dias).

Além disso, está adaptado para viajar durante a pandemia. Inclui recomendações práticas e sugestões de laboratórios certificados onde podes fazer o teste à COVID-19.

Outros artigos que te possam interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top