A melhor época para fazer o Caminho de Santiago

Qual-a-melhor-altura-para-fazer-o-Caminho-de-Santiago
A melhor altura do ano para fazer o Caminho de Santiago

Fazer o Caminho de Santiago é uma experiência, só por si, exigente. São demasiados quilómetros, ao longo de muitos dias. É importante ter em atenção a época que escolhemos para fazer uma aventura destas. O norte de Portugal, e em particular a zona da Galiza, são regiões com condições climáticas muito peculiares onde tão de rápido faz sol, como cai um nevoeiro. Assim, escolher a melhor época para fazer o Caminho de Santiago é essencial.

Qual a melhor época para fazer o Caminho de Santiago?

Qual-a-melhor-época-para-fazer-o-Caminho-de-Santiago
As estações amenas são a melhor altura para fazer o Caminho
 Qual-a-melhor-época-para-fazer-o-Caminho-de-Santiago

Bem, a melhor época para fazer o Caminho é, sem margem de dúvidas, nas estações amenas, nomeadamente na Primavera, entre Abril e Maio e no Outono, entre Setembro e Outubro. Durante estas épocas, a temperatura é mais agradável, apesar de ainda persistir alguma possibilidade de chuva. Os dias são suficiente longos para que possas fazer o caminho com calma. Além disso, não há tantos turistas como nos meses de Verão, o que te permite usufruir da experiência de uma forma mais autêntica. Os albergues dificilmente ficam lotados e os preços são mais amigáveis. Esta é, sem dúvida, a melhor altura para fazer o Caminho.

Verão – a melhor época para fazer o Caminho?

Fazer-o-Caminho-no-Verão-uma-boa-opção
O Verão não é a altura mais indicada para fazer o Caminho de Santiago

O Verão é uma altura de muito calor, onde se torna difícil caminhar, especialmente durante as horas mais quentes do dia. Além disso, esta é a altura escolhida pela maioria dos peregrinos para fazer o Caminho, e por isso tudo está mais concorrido – os albergues ficam facilmente lotados, os preços dos cafés e restaurantes aumenta bastante e o número de pessoas que encontras no Caminho é muito maior. Posto isto, esta não é, definitivamente, a melhor época para fazer o Caminho.

Ano Jacobeu – uma boa altura para quem procura a indulgência

Ano-Jacobeu-uma-boa-altura-para-quem-procura-a-indulgência
O Ano Jacobeu é uma época de elevada afluência turística

Nos Anos Jacobeus (quando o dia 25 de julho calha a um domingo), há ainda mais peregrinos a fazer o Caminho, em especial na segunda quinzena do mês de julho. Este dia foi definido pelo Papa Calisto II e é considerado um ano especial, com benções e privilégios especiais para os peregrinos. O mais conhecido é a benesse da indulgência, a partir da qual os peregrinos veem os seus pecados perdoados. O Ano Jacobeu é celebrado em períodos de 6, 5, 6 e 11 anos. O último foi em 2021 e os próximos serão em 2027, 2032 e 2038. Se procuras paz e tranquilidade, esta não é a melhor época para fazer o Caminho.

Inverno – a melhor altura para fazer o Caminho?

Fazer-o-Caminho-no-Inverno-uma-experiência-espiritual
O Caminho de Santiago é pouco procurado durante o Inverno

A estação do Inverno é bastante rigorosa nesta região e, por isso, não é a melhor época para fazer o Caminho. O frio e os dias curtos não são convidativos à caminhada e, por isso, esta não é uma altura indicada. A possibilidade de intempéries é uma realidade e, por isso, alguns albergues chegam mesmo a fechar durante este período. Esta altura é escolhida por caminhantes com alguma experiência em caminhada e que procuram alguma solitude e reflexão. Se fizeres o Caminho durante o Inverno certifica-te que tens albergues abertos e prontos para te receber.

Seja em que altura for, o Caminho de Santiago é uma experiência mágica

Quem já fez o Caminho por diversas vezes, em diferentes alturas do ano, afirma que a experiência é completamente diferente. Seja pela quantidade de peregrinos que encontramos, seja pela própria natureza, que vai alterando a paisagem, e lhe confere certamente outro tom. Apesar de existir algumas alturas do ano melhores do que outras, o Caminho de Santiago é sempre uma experiência transformadora.

✋ Não te esqueças de fazer um Seguro de Viagem

Seguro de Viagem IATI para Escapadinhas dentro da Europa
Seguro de Viagem IATI para Escapadinhas dentro da Europa

Se vais fazer o Caminho de Santigo, é imprescindível fazer um seguro de viagem. Os acidentes podem acontecer a qualquer um, mas não precisam de estragar a tua viagem. Com um seguro adequado para o teu tipo de viagem, estás protegido para uma série de contratempos como roubos, problemas de saúde, COVID-19, entre muitos outros. Podes consultar aqui as vantagens do seguro de saúde IATI.

Se utilizares este link, tens 5% de desconto no teu Seguro de Viagem. Esta é uma boa forma de apoiares o meu projeto, uma vez que eu recebo uma pequena comissão ❤️

Procuras inspiração para fazer o Caminho de Santiago?

Livro Santiago - A história inusitada de uma rapariga e um cão pelo Caminho de Santiago
Livro Santiago – A história inusitada de uma rapariga e um cão pelo Caminho de Santiago

Depois da minha aventura no Caminho de Santiago, acabei por escrever um livro sobre esta jornada. Vivi tantas experiências enriquecedoras e conheci pessoas tão inspiradoras, que achei que esta história não podia ficar guardada só para mim. Neste livro partilho as peripécias que vivi, e que até me levaram, imagine-se, a adotar este patudo!

Precisas de dicas práticas para fazer o Caminho?

Deixo-te aqui uma sugestão para organizares a tua jornada no Caminho de Santiago. Este é um e-book que eu escrevi, baseado na minha experiência, onde poderás encontrar todas as informações práticas, dicas e sugestões para fazeres o Caminho Central Português. São 68 páginas de informação! Espero que te seja útil 🙂

Guia de Viagem – Santiago de Compostela, Caminho Central Português
Guia de Viagem – Santiago de Compostela, Caminho Central Português

Outros artigos que te podem interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top